Partilhar

BPN - Estado a mais, supervisão a menos

Economia

Manuel Meira Fernandes, João Carvalho das Neves

Em Stock


Desconto: 50%
8,95 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Veja este livro por dentro



Segundo os autores, convidados por Miguel Cadilhe, em 2008, para o desafio de mudança do grupo SLN/BPN, havia alternativa à nacionalização do Banco Português de Negócios, que acabou por acontecer.
A equipa de João Carvalho das Neves e Manuel Meira Fernandes propôs um plano, que não foi aceite pelo Governo, e, através da Lei 62/A-2008 de 11 de Novembro de 2008, o conjunto de gestores que tinham tentado salvar o banco foi afastado, ficando a Caixa Geral de Depósitos como entidade responsável.
Conheça agora, em pormenor, a versão de quem viveu esse processo por dentro.

A questão fundamental no BPN é para nós, sem qualquer dúvida, um caso de polícia que deverá ser revolvido nos Tribunais, e só se tornou um problema político e com severas consequências nas finanças públicas por decisão dos governantes, quando decidiram pela nacionalização. […] O argumento do risco sistémico, que justificou a nacionalização do BPN, em contraste, por exemplo, com a não nacionalização do BPP, não é argumento. Aliás nunca o Banco de Portugal apresentou algum estudo do risco sistémico dos bancos em Portugal. […]


Recortes de imprensa:

Solução foi um embuste - Entrevista a Meira Fernandes

Ler mais

Autor(es)

Manuel Meira Fernandes

MANUEL MEIRA FERNANDES é licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia do Porto, em 1971/1972. Director bancário e Administrador de vários bancos comerciais em Portugal e no estrangeiro. Presidente do conselho de administração de banco de investimento. Presidente de empresas de Leasing e de sociedades de corretagem. Administrador de empresas industriais. Presidente de conselhos fiscais de várias empresas. No BPN, Banco Português de Negócios, responsável, entre outros, pelos seguintes pelouros: Direcção Financeira, Direcção de Operações, Direcção Internacional e Direcção de Riscos de Mercado. Possui cerca de 30 anos de actividade no sector financeiro.

Ler mais

João Carvalho das Neves

JOÃO CARVALHO DAS NEVES é professor catedrático no ISEG, responsável pela área de finanças, imobiliário e banca do Departamento de Gestão e Partner na ZenAction, Business Consulting & Coaching Lda. É Ph.D. em Business Administration pela Manchester Business School. Frequentou diversos cursos de liderança, coaching, finanças e banca em escolas como a London Business School, Center for Creative Leadership, Kennedy Harvard Government School, HEC Paris, IMD, INSEAD, Stern New York University e International Banking Centre da Manchester Business School. Foi administrador do BPN (2008) e da SLN (2008-2009) sob presidência de Miguel Cadilhe, administrador judicial (1993-1998) da Torralta, da TVI e do Casino-Hotel de Tróia, tendo salvo estas empresas da falência. Consultor associado da Coopers & Lybrand (agora PWC)(1992-1993), director do CIFAG/IPE (1985-1992) e adjunto do controller da Cometna (1981-1984). Foi professor convidado em escolas internacionais como HEC School of Management Paris (2001-2007), EM Lyon, Copenhagen Business School, Poznan Business School, Warsaw Banking Institute, entre outras. Autor de diversos best-sellers em finanças e controlo de gestão.

Ler mais