Partilhar

As Políticas Monetárias não Convencionais da Actualidade

Economia e Finanças

Abel L. Costa Fernandes, Paulo R. Tavares Mota

Em Stock



Desconto: 30%
10,71 € 15,30 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro analisa as políticas monetárias não convencionais a que os bancos centrais têm de deitar mão quando não existem condições para realizar as habituais mexidas nas taxas de juro, ou pelas circunstâncias vividas, estas se revelam insuficientes. Foi exactamente o que se passou na zona euro imediatamente após a falência do Lehman Brothers em 2008, fruto da profunda crise de confiança que desabou sobre o sistema financeiro e, em particular, sobre o sector bancário, levando o BCE a tomar medidas excepcionais de injecção de liquidez por não bastarem as reduções na taxa de juro oficial, entre elas figurando a condução das MROs na forma de full allotment e a emissão de VLTROs, para além de bastantes outras. Nesta obra analisam-se as várias medidas, os seus efeitos, e racionais.

Ler mais

Autor(es)

Abel L. Costa Fernandes

Professor Catedrático da Faculdade de Economia do Porto (FEP) onde ensina Economia e Finanças Públicas, Finanças Públicas, Economia Monetária e Mercados e Investimentos Financeiros. Obteve o grau de agregado pela mesma Faculdade em 1996, a equivalência ao grau de Doutor pela Universidade do Porto em 1986, Ph.D. em Economia pela USCarolina em 1984, com especializações em Economia Monetária Internacional e Finanças Públicas. É pós-graduado em Altos Estudos Europeus, dominante económica, pelo College of Europe, Brugge, Bélgica, em 1980 e licenciado em Economia pela FEP em 1977. Presidente do Núcleo de Investigação em Finanças Públicas e Política Monetária da FEP e Diretor do Mestrado em Economia e Administração de Empresas.

Ler mais

Paulo R. Tavares Mota

Paulo R. Tavares Mota é Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (FEP), Faculdade onde ensina as unidades curriculares de Economia Monetária e Mercados e Investimentos Financeiros da Licenciatura em Economia, e Políticas Económicas e Mercados e Operações Financeiras do Mestrado em Economia e Administração de Empresas.


Ler mais