Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
13,60 € 17,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Textos e imagens a revelar o fogo na estrada, a tempestuosa vida que brilha nos olhos.

«aquele terror era o nosso

jovens em ebulição

a querer casa própria fora do centro

a correr para o metro com livros sobre marionetas

na mão

havia a loja de poesia em inglês e francês

era na baixa mas nunca cheguei a vê-la

a nossa poesia cheirava ao nosso primeiro amor

com calças roxas e revistas desportivas

sermos aceites depois das aulas

as caras ainda quentes dos beijos no corredor

os olhos acenavam a um futuro em conjunto

deste lado do oceano, era tudo muito

era tudo tanto»

Azul e Verde é um trabalho a quatro mãos. Não são histórias ilustradas, são desenho e texto como autoria de um livro, duas ferramentas que se conectam e se influenciam. Duas corridas em paralelo, como enunciado pelas autoras.

O livro de Isabel Milhanas Machado e Rafaela Nunes confronta-nos subtilmente com a perversidade do mundo, onde a diferença se faz ao pontapé. É sobre o que passou e o que está por passar. Por viver e desbravar.

Azul e Verde fala-nos dos rios que crescem por dentro, da morte e do amor, de mães e pais, da descoberta da vida adulta pelo olhar ainda sensível da juventude. Temas inevitáveis em qualquer livro de poesia escrito por habitantes deste mundo.

Os textos de Isabel Milhanas Machado aventuram-se pelo desafio de Herberto Helder, trazem "o talento de saber tornar verdadeira a verdade". Os desenhos de Rafaela Nunes interagem com essa textualidade, não em busca de complementar ou ilustrar o texto, mas criando uma composição visual distinta e conjunta.

Mesmo estando de rastos", este livro fala da luta, da sobrevivência, de enfrentar o fogo na estrada e chegar com vida ao fundo da ferida.

Uma leitura que, abordando muito do que existe de doloroso, relembra-nos de algo belo, da pedra preciosa que nos incita a continuar.

Ler mais

Autor(es)

Isabel Milhanas Machado

Isabel Milhanas Machado nasceu em Lisboa, 1992. Vive e trabalha entre Lisboa e Mértola. Trabalha na área da cultura desde 2013. Licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é Mestre em Teatro – Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Fundou em parceria as estruturas artísticas Telhado de Zinco Frio (2009), Casa Mãe (2013) e Colectivo Câmara (2018).

Desde 2014 dedica-se à escrita de textos: publicou Robes em 2016, Os Ratos em 2017 pelo TNDMII/Bicho do Mato e obteve em 2020 um apoio pela Asociación de Escritores en Lingua Galega. Trabalha como mediadora cultural e produtora de espectáculos.

Ler mais

Rafaela Nunes

Rafaela Nunes nasceu em Lisboa, 1991. Licenciada e Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, explora a possibilidade da criação de espaços extraterritoriais através da pintura. O seu percurso artístico conta com exposições no Ministério do Ambiente, Museu de Espinho, Fundação PT, Fundação AGEAS, Espaço Cultural das Mercês, entre outras. Obteve bolsas para realizar residências artísticas no Centro de Estudos de Arte Contemporânea de Vila Nova da Barquinha, com o apoio da Fundação EDP e no Palácio de Quintanar, em Segovia, Espanha. Fundou a plataforma artística online subsolo.net, e actualmente trabalha como professora e mediadora cultural.

Ler mais