Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Bicho do Mato
- Coleção: Textos de Teatro
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789898349859
- Número de páginas: 68
- Capa: Brochada
Sinopse
Mais de dois milénios depois da estreia de «As Mulheres Que Celebram as Tesmofórias», de Aristófanes, esta peça renasce num mundo onde a linguagem e o poder estão em disputa permanente.
O Tesmofórion torna-se agora uma assembleia caótica, onde, da margem, se debate o futuro da retórica política. No centro da controvérsia está a grande questão: queremos integração num sistema falido ou um outro caminho?
Enquanto os discursos inflamam e os antagonismos se acentuam, um grupo em particular (as pessoas trans) vê-se transformado no bode expiatório das falhas do sistema. Acusadas ora de radicalismo desestabilizador, ora de serem peões úteis para manter tudo na mesma, tornam-se o alvo preferido de um jogo político em que a culpa se distribui mas o poder raramente muda de mãos.
Contudo, nesta assembleia nada é linear: esta é uma para-tragédia em que a comédia se torna parasítica de algo que nada tem de risível. Das vozes das personagens, ecoa uma cacofonia de referências familiares, uma espécie de arquivo de memes portugueses em que o riso se confunde com o desespero e a tragédia se disfarça de piada viral. Entre farsas, traições e revelações inesperadas, esta reescrita moderna da comédia de Aristófanes expõe o absurdo de uma sociedade que, perante o colapso, continua à procura de culpados em vez de soluções.