Partilhar

As Décadas de Ceuta (1385-1460)

Coord.: Maria Helena Da Cruz Coelho, Armando Luís de Carvalho Homem

Em Stock



Desconto: 10%
22,42 € 24,91 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro apresenta um conjunto de textos com interesse e portadores de sínteses ou de novas abordagens. São fruto de uma intensa prática de debates em torno das décadas abrangendo entre nós o tempo decorrente entre a entronização de uma nova dinastia e o termo da fase henriquina do processo expansivo.
Visou-se, no fundo, não um comemoracionismo evocativo, mas o diagnóstico crítico de um Reino ao longo dos três quartos de século em causa.

Ler mais

Autor(es)

Maria Helena Da Cruz Coelho

Maria Helena da Cruz Coelho é Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora Integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Colabora com outras Unidades de I&D e tem participado em diversos projectos científicos, alguns apoiados pela FCT. Pertence a diversas Academias e Comissões nacionais e internacionais, sendo membro da Comissão Científica de várias revistas do país e do estrangeiro. É Vice-Presidente da Academia Portuguesa da História e Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais. Esteve presente em centenas de encontros e reuniões científicas no país e estrangeiro (Espanha, França, Itália, Inglaterra, Escócia, Bélgica, Áustria, Alemanha, Grécia, República Checa, Noruega, ex-URSS, USA, Canadá, Brasil, Argentina, Marrocos, Cabo Verde), apresentando, na maioria delas, comunicações e conferências. A sua investigação, divulgada em mais de trezentas publicações, algumas traduzidas em russo, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão, incide sobre as mais diversas temáticas do período medieval, com destaque para a historiografia, biografia, história política, história social, história religiosa, história institucional, história económico-social, poder local, mundo rural, alimentação e quotidiano. Recebeu o Prémio Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian (1990) e oito prémios da Academia Portuguesa da História. Foi agraciada com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2011). No âmbito das matérias abordadas neste livro, conta, entre outros estudos, com as obras: Forais de Montemor-o-Velho, Montemor-o-Velho, Câmara Municipal, 2002. Foral de D. Manuel I a Santarém, Santarém, Câmara Municipal, 2007. O Município de Coimbra. Monumentos Fundacionais, Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

Ler mais

Armando Luís de Carvalho Homem

Ler mais