Partilhar

As 7 Vidas de José Saramago

Miguel Real, Filomena Oliveira

Em Stock



Desconto: 10%
22,46 € 24,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Da infância na Azinhaga à consagração em Estocolmo, As 7 vidas de José Saramago ensaia o retrato da vida de um homem profundamente comprometido com o ofício da escrita, dedicado a uma missão transcendente. Ancorados na Josephville que o escritor descreveu em 1968, Miguel Real e Filomena Oliveira contam, simultaneamente, a história de José Saramago e de um outro século XX português. 

Menino pobre numa Lisboa hostil de que se sentia excluído em todos os aspetos, decide conquistar a cidade, derrubar as suas muralhas, fazê-la sua. Torna-se serralheiro e autodidata, será escritor, encontrará formas de ocupar o espaço social, cultural e político que lhe permitirá operar a revolução que idealizou e em que crê obstinadamente, o que o levará a criar obras-monumento como Memorial do convento, O Evangelho segundo Jesus Cristo e Ensaio sobre a cegueira. De 1922 para 1998, ano em que é distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, Saramago vê a sua almejada Josephville transformar-se num mundo que o celebra e ao seu trabalho.  

Ao longo dos sete capítulos que descrevem os diferentes momentos da vida do escritor, descobrimos um Saramago que se reinventa a cada revés, que desafia a imagem que o país tem de si mesmo e que enfrentou, sem medos, os seus piores fantasmas. Escrita com total acesso aos arquivos da Fundação Saramago e contendo testemunhos inéditos, esta é a biografia íntima de um homem universal, que se forjou no idealismo de um mundo mais justo e se comprometeu a mudá-lo através da literatura.


Ler mais

Amostra

Autor(es)

Miguel Real

Miguel Real possui uma vasta obra dividida entre o ensaio, a ficção e o drama (neste último género sempre em colaboração com Filomena Oliveira), tendo recebido vários prémios, entre os quais o Prémio de Revelação na área do Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio da Associação dos Críticos Literários e o Prémio SPA Autores.

Crítico literário do JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, Miguel Real publicou, entre outras obras, Romance Português Contemporâneo: 1950‑2010, de que Pessoa & Saramago é, por assim dizer, um desenvolvimento. Faz parte da equipa que prepara neste momento uma História Global da Literatura Portuguesa.

Ler mais

Filomena Oliveira

FILOMENA OLIVEIRA é dramaturga e encenadora. Diretora artística da ÉTER desde 2008, encenou em Portugal vários espetáculos de teatro, entre os quais se destacam Memorial do Convento e O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago, Memórias de Branca Dias, de Miguel Real, Liberdade, Liberdade!, e Os Maias, de Eça de Queirós. É, com Miguel Real, coautora de Uma Família Portuguesa, Grande Prémio de Teatro SPA/Teatro Aberto de 2008.

Ler mais