Partilhar

Arte Poética e Cortesania: o Cancioneiro Geral revisitado

Coord.: Ana Maria Machado, Hélio J.S. Alves, Luís Fardilha, Maria Graciete Silva

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Cancioneiro Geral de Garcia de Resende continua a interpelar-nos como objecto de estudo pluridisciplinar e comparatista, não isento de peculiaridades. São disso exemplo os textos reunidos neste volume, no seu intuito de dilucidação do jogo de luzes e sombras em que se perfaz a homologia entre arte poética e cortesania no seio da tradição a que pertence o Cancioneiro Geral.

Coeso na sua diversidade, sugestiva do estado da arte, o livro vai delineando uma trajectória em que visões de conjunto da compilação resendiana e da forma cancioneiro em sentido mais lato dialogam, num primeiro momento (os seis primeiros artigos), com novas abordagens de natureza histórica, abrindo caminho a reflexões poético-retóricas do foro genológico, indissociáveis de um conhecimento tipológico das rubricas, na sua relação com os textos. 

(…) Encerra-se, assim, um ciclo de reflexões sobre modelos de referência e modalidades de leitura num quadro de revisitação do Cancioneiro Geral ciente do lugar que lhe compete como repositório de arte poética e cortesania.

Ler mais

Autor(es)

Ana Maria Machado

Ler mais

Hélio J.S. Alves

Ler mais

Luís Fardilha

Ler mais

Maria Graciete Silva

Ler mais