Partilhar

Arquivo e Intervalo/Archive and Interval

José Maçãs de Carvalho

2 dias


Desconto: 10%
21,60 € 24,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Desde 2010 que José Maçãs de Carvalho se interessa pela matéria do Arquivo.
"Arquivo e Memória", foi o seu projeto de investigação e dissertação de doutoramento em Arte Contemporânea, no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, em 2014.
O projeto foi iniciado em 2011 com a exposição “Arquivo #0”, no CAV, em Coimbra, continuado em “Arquivo e Alteridade”, na galeria VPF Cream Art, em Lisboa, “Arquivo e Nostalgia”, no atelier Concorde, em Lisboa e no Colégio das Artes, em Coimbra, em 2012; “Arquivo e Domicílio”, no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, em 2014, “Arquivo e Consignação”, na Casa das Artes de Miranda do Corvo, “Arquivo e Dispositivo”, no Centro de Arte de S. João da Madeira, “Arquivo e Melancolia”, no MNAC – Museu do Chiado, em Lisboa, “Arquivo e Vestígio”, na Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, 2016 e “Arquivo e Democracia”, que agora se apresenta no MAAT, em 2017.
É neste âmbito que surge esta obra, “Arquivo e Intervalo”. Reúne textos de Pedro Pousada: “Arché e representação”, José Bragança de Miranda: “Reflexões sobre o anarquivo”, Adelaide Ginga: “Dois tempos” e Ana Rito: “On the move”.
Ana Rito é também a autora do ensaio final, “Legendas para Arquivo e Democracia”, sobre a exposição atualmente presente no MAAT, de que é a curadora.
Estes textos aproximam-se de quatro filmes de José Maçãs de Carvalho, “em torno da matéria do arquivo e que, de algum modo, também epitomam questões fulcrais da prática fotográfica e videográfica”. Estes textos “problematizam a substância do arquivo naquilo que ele tem de excesso, precariedade e esquecimento, mas também aquilo que o marca como lugar e temporalidade”, conforme refere o autor no início da obra.
Os quatro filmes, dos quais se incluem diversos film stills em folhas intercalares ao longo da obra são: “Arquivo e Nostalgia”,  “Arquivo e Domicílio” , “Arquivo e Melancolia” e “Arquivo e Democracia”.


Edição bilingue: português e inglês.

Ler mais

Autor

José Maçãs de Carvalho

Ler mais