Partilhar

Amadeo - A vida e obra entre Amarante e Paris

Jorge Pinto, Eduardo Viana

Poucos exemplares em stock



15,50 €

Sinopse

Amadeo de Souza-Cardoso, o segredo mais bem guardado da arte moderna. Assim pode ser considerado o pintor português, nascido em Manhufe, Amarante, e participante ativo no movimento da vanguarda modernista parisiense. Permanentemente inconformado e dividido entre o provincianismo de Manhufe e o cosmopolitismo de Paris, Amadeo viveu de forma furiosa e em procura constante: de si mesmo e de novas formas de expressão artística. Recusando aderir a qualquer escola, Amadeo rompeu convenções e esteve ao lado de grandes nomes da pintura mundial, de Modigliani, seu grande amigo e parceiro, a Brancusi, passando pelo casal Delaunay. E, apesar disso, o seu nome quase caiu no esquecimento; mas está finalmente a recuperar o lugar que é seu por direito.

“Enquanto artista, Amadeo é um caso exemplar da compreensão do local e do cosmopolita, ainda mais na forma como ele consegue, sozinho, realizar o destino moderno do meio cultural ancestral da sua pátria.” Helena de Freitas, curadora da exposição Amadeo de Souza-Cardoso, Grand Palais, Paris

Ler mais

Autor(es)

Jorge Pinto

Jorge Pinto é formado em Engenharia do Ambiente (FEUP, 2010) e doutor em Filosofia Social e Política (Universidade do Minho, 2020). A nível académico, é co-autor do livro Rendimento Básico Incondicional: Uma Defesa da Liberdade (Edições 70, 2019) e venceu o Prémio Ensaio de Filosofia 2019 da Sociedade Portuguesa de Filosofia. É co-autor das bandas desenhadas Amadeo (Saída de Emergência, 2018; Plano Nacional de Leitura), Liberdade Incondicional 2049 (Green European Journal, 2019) e Tempo (no prelo). Escreveu ainda o livro Tamem Digo (no prelo). Em 2014, foi um dos co-fundadores do partido LIVRE, tendo integrado a sua direcção de 2014 a 2020.


Ler mais

Eduardo Viana

Ler mais