Partilhar

Afropeu - A diáspora negra na Europa

Johny Pitts

Em Stock



Desconto: 10%
17,91 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Afropeu é uma viagem pelos locais do Velho Continente onde os europeus de ascendência africana jogam com obediências múltiplas e constroem novas identidades. Dessa viagem resulta um mapa alternativo, que nos leva da lisboeta Cova da Moura, com a sua economia clandestina, a Rinkeby, a zona de Estocolmo onde oitenta por cento da população é muçulmana. Johny Pitts visita também a Universidade Patrice Lumumba em Moscovo, onde os estudantes oeste-africanos continuam a aproveitar ao máximo as ligações com a URSS surgidas durante a Guerra Fria, e Clichy-sous-Bois em Paris, onde nasceram os motins de 2005. Seja qual for a geografia, são os afropeus os protagonistas da sua própria história.


European Essay Prize 2021

Jhalak Prize 2021

Bread & Roses Award for Radical Publishing 2020

Leipzig Book Award for European Understanding 2021



«Na busca daquilo que une os afro-europeus chega-nos uma voz nova e singular que nos revela um continente invisível… Afropeu apresenta-nos um autor apaixonante, que navega com à-vontade no mundo das comunidades negras, dando-lhes a visibilidade de que tanto carecem.» 

Colin Grant, The Guardian


Ler mais

Autor

Johny Pitts

Johny Pitts, nascido em Sheffield, no Reino Unido, de mãe europeia e pai afroamericano, é escritor, fotógrafo e jornalista. Trabalhou em televisão como escritor e apresentador para a MTV, Sky One, ITV, Channel 4, Discovery Channel e BBC. Recebeu diversos prémios pela sua investigação da identidade afro-europeia, entre os quais o Decibel Penguin Prize e o ENAR (European Network Agains Racism) Award. Coordena o jornal online Afropean.com, que pertence ao Guardian’s Africa Network, e colaborou com o escritor Caryl Philips num ensaio fotográfico sobre as comunidades imigrantes de Londres para a BBC e o Arts Council do Reino Unido.


Ler mais