Partilhar

Aforismos para Introdução à Filosofia da Natureza e Aforismos sobre Filosofia da Natureza (Grandes Nomes do Pensamento, #18)

F. W. J. Schelling

2 dias


Desconto: 10%
8,91 € 9,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Schelling (1775-1854) é, com Fichte e Hegel, o nome mais relevante na linhagem pós-kantiana da filosofia idealista clássica alemã. E é também, dos três, ele que foi amigo de Goethe, Hölderlin e Novalis, o mais intuitivo no pensamento e poético na linguagem. A metafísica de Schelling assenta toda ela numa filosofia da natureza. Mas a natureza desta física especulativa de ressonâncias spinozistas não é a indiferente natureza objectiva da física de Newton e da filosofia de Kant. É uma natureza viva, activa, dinâmica, criativa, organismo (jogo auto-regulado de forças espontâneas) e não mecanismo (sistema de leis deterministas). Uma natureza como Unidade originária, continuidade ou co-implicação ontológica infinito-finito, objectivo-subjectivo, natureza- liberdade, natureza-espírito. A natureza como «o espírito visível» e o espírito como «a natureza invisível», ou ambos como as duas faces, a inconsciente e a consciente, do Absoluto: fulgor romântico da Naturphilosophie schellinguiana. Como o mostram estes "Aforismos" propedêuticos de 1806.»

Sousa Dias, Filósofo

Ler mais

Autor

F. W. J. Schelling

Friedrich Wilhelm Joseph von Schelling nasceu em 1775 e faleceu em 1854. Filósofo idealista, pertenceu ao movimento que marcou o clímax da filosofia alemã clássica após Kant, o chamado «Idealismo Alemão». A vida de Schelling foi marcada pela constante procura de um sistema que permitisse conciliar a natureza e o espírito humano com o absoluto, explorando as fronteiras entre Arte, Filosofia e Ciência.

Ler mais