Partilhar

Adriano de Sousa Lopes - Um Pintor na Grande Guerra

Extra Coleção

Carlos Silveira

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
30,80 € 38,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Adriano de Sousa Lopes (1879-1944) foi um pintor moderno que se distinguiu pelo vigoroso colorido e por ter sido um gravador pioneiro. Estudou pintura histórica nas academias de Lisboa e de Paris, onde se radicou em 1903. Foi um expositor regular no Salon francês e o introdutor do Impressionismo na arte portuguesa, com inúmeros quadros de ar livre pintados em Veneza, Bruges e nas praias portuguesas. Em 1917 é nomeado capitão equiparado e parte para a frente ocidental, para realizar a «documentação artística» das operações do exército em França. Nos anos de 1930 é um dos pioneiros na recuperação da técnica do fresco e sua aplicação em edifícios públicos, com destaque para o salão nobre da Assembleia da República. Foi diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea de 1929 até à sua morte.

«Adriano de Sousa Lopes - Um pintor na Grande Guerra» é o primeiro estudo abrangente sobre a vida e a obra do artista oficial do Corpo Expedicionário Português em França, durante a Guerra de 1914-1918. Os resultados da sua missão, argumenta-se, têm não só importância nacional como também internacional. Este livro é simultaneamente uma investigação sobre a amplitude da mobilização cultural dos países beligerantes num momento crítico da história mundial e uma análise da arte que Sousa Lopes realizou, enquanto trabalho gerador de um intenso debate no pós-guerra, fundamental para a sedimentação de uma memória coletiva do conflito e na disputa ideológica pelo legado da intervenção portuguesa.

Ler mais

Autor

Carlos Silveira

Carlos Silveira é historiador de arte e investigador do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa, onde obteve o grau de doutor. Especializado em arte dos séculos XIX e XX, com particular incidência nos impactos da Primeira Guerra Mundial, tem sido curador de várias exposições nesse âmbito, para além de manter uma actividade profissional ligada aos museus. Tem livros e estudos publicados sobre artistas de referência como Adriano de Sousa Lopes, Henrique Pousão, Domingos António de Sequeira e Santa Rita Pintor.

Ler mais