Partilhar

Acção Revolucionária, Capitulação e Aventura

Álvaro Cunhal

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
9,46 € 10,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O ensaio Acção Revolucionária, Capitulação e Aventura foi escrito em 1967 e conservado até hoje na «gaveta de ensaios não publicados». Respeita a uma época em que se aprofundava a crise geral da ditadura fascista pronunciando uma situação revolucionária e confirmando o caminho que o PCP apontara da insurreição militar e popular para a conquista da liberdade e da democracia.

O ensaio editado aborda com relativo desenvolvimento os objectivos da luta antifascista que na época defendiam o PCP e as outras forças políticas e os problemas cruciais da unidade antifascista. Aborda as ilusões e tendências para o compromisso com a ditadura, nomeadamente com Marcelo Caetano e os «dissidentes do fascismo» por parte da então chamada burguesia liberal e de outros sectores da Oposição. Aborda finalmente o programa, os objectivos, as concepções, a situação e o papel do PCP na luta pelo derrubamento da ditadura e pela conquista da liberdade e a instauração de um regime democrático.

Ler mais

Autor

Álvaro Cunhal

Álvaro Barreirinhas Cunhal (Coimbra, 10 de Novembro de 1913 – Lisboa, 13 de Junho de 2005) foi um político e escritor português, conhecido por ser um opositor ao Estado Novo, e ter dedicado a vida ao ideal comunista e ao Partido Comunista Português (PCP). É descrito como uma das maiores personalidades políticas e intelectuais de Portugal do século XX, assim como do movimento comunista internacional.

Ler mais