Partilhar

Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Georgina é uma mulher que faz uma longa travessia neste mundo, quer em termos geográficos quer em termos existenciais. Nasceu na primeira metade do século passado e morreu com cento e três anos em Janeiro de 2021.

Podemos dizer que era filha da pobreza, embora as circunstâncias da vida lhe desbravassem caminhos de algum bem-estar e felicidade. A sua mãe morreu quando tinha apenas quatro anos, o seu pai era um simples trabalhador agrícola, que perante a morte da sua esposa, sentiu-se impotente para levar adiante a sustentação da sua numerosa prole. Aos oito filhos que viram a luz do mundo na sua casa, deu-lhes o mais inverosímil dos destinos.

Quando Georgina atinge a idade adulta, foge da Madeira em direcção a Londres na companhia de Maurício que nutre por ela um grande amor. Em Londres, após um período de extensiva felicidade na companhia de Maurício, seu esposo, experimentará uma dolorosa perda. Nesta cidade conhece Tomás, que a leva até ao Brasil para a frenética cidade de São Paulo. Aqui volta a ser feliz temporariamente.

Após o regresso à sua Ilha querida, a Madeira, viverá de forma simples, num quarto arrendado na cidade do Funchal, assistindo a alguns momentos do boom de desenvolvimento que a Madeira teve nos últimos anos, é uma mulher atenta às peripécias do devir histórico, onde se contam as vicissitudes políticas, os escândalos e o medo do Covid-19. O fim da sua “travessia redonda” aconteceu em plena pandemia Covid-19.

Esta mulher nasceu para subir as montanhas da felicidade, mas também para descer a pique os vales da decepção pintados de dor e morte. Reconhece a sorte que a existência lhe ofereceu, colocando-lhe pessoas honestas, desinteressadas na sua vida, mas também por cada uma delas mais tarde ou mais cedo, têm-lhe sido dadas chagas tremendas de dor e desapontamento.


Ler mais

Autor

José Luís Rodrigues

José Luís Rodrigues nasceu no Estreito de Câmara de Lobos – Jardim da Serra, Madeira, a 04/10/1968.

Estudou na Escola Primária do Jardim da Serra, Escola Preparatória do Estreito de Câmara de Lobos e em 1982 ingressou no Seminário Diocesano do Funchal, onde estudou durante 8 anos até ingressar na Universidade Católica Portuguesa, para fazer o Curso de Filosofia e Teologia durante 5 anos, mais um ano de pastoral, vulgo, estágio, completando a sua vida académica em 1995.

É padre da Diocese do Funchal. Foi ordenado presbítero a 11 de Abril de 1996. Após a sua ordenação sacerdotal fez parte da equipa responsável do Seminário Diocesano do Funchal, de 1996 a 1998.

Foi Pároco de Porto Santo de 1997 a 2000, onde deu aulas de Educação Moral e Religiosa. Em Outubro do ano 2000 foi nomeado Pároco de São José no Funchal e 2001 Pároco de São Roque do Funchal.

Após o período da paroquialidade e leccionação em Porto Santo, cursou na Universidade Pontifícia de Salamanca, um Máster em Comunicação Social. Esta formação suplementar permitiu-lhe uma participação muito activa em diversos órgãos de comunicação Social, nomeadamente Diário de Notícias do Funchal, o extinto Jornal da Madeira e no Posto Emissor do Funchal durante dois anos onde teve dois programas sob a sua responsabilidade.

Os três anos subsequentes a 2000 voltou a dar aulas na Escola da Apel de Educação Moral e Religião Católica.

Tem quatro livros publicados, dois de poemas, “Regresso ao Mar” (ano de 2003) e em Novembro de 2020, publicou o seu segundo livro de poesia: “Pedaços de Esperança”, sob a chancela das Edições Esgotadas.

Tem também um livro de crónicas de temáticas variadas que passam pela actualidade religiosa, política e social, publicadas nos jornais quotidianos do Funchal: “Crónicas do Fundo do Esquecimento” (Roma Editora, Dezembro de 2003).

Fez o prefácio para o livro Paróquia e Freguesia de São Roque do Funchal (Agosto de 2006).

No ano de 2013 lançou o livro “Para que serve acreditar? O que a fé não deve ser” (editora o Liberal, 2013), no âmbito do Ano da Fé e da celebração dos 500 anos da Diocese do Funchal que se celebrou no dia 12 de Junho de 2014.

Colaborou com um longo artigo sobre o Diálogo entre ciência e fé, para um livro de vários autores publicado sob a chancela da Imprensa Académica da Universidade da Madeira.

Tem uma participação no livro lançado em 2021, “A Condição de Ilhéu, Arquipélago da Madeira”, com a coordenação de Nelson Veríssimo e Catarina Duff Burnay, da Colecção Estudos e Documentos, Universidade Católica Portuguesa.

Ler mais