Partilhar

A Ética das Finanças

Robert J. Shiller

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 20%
7,99 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A reputação da indústria financeira, no doloroso rescaldo da crise de 2008, não podia ser pior. Robert Shiller não é apologista dos pecados financeiros; é, provavelmente, a única pessoa a ter previsto tanto a bolha do mercado de ações de 2000 como a bolha imobiliária que levou ao colapso das hipotecas subprime. No entanto, neste livro, importante e oportuno, Shiller argumenta que, em vez de condenar as finanças, é antes necessário recuperá-las com vista ao bem comum. Com uma argumentação poderosa, mostra-nos que as finanças, longe de serem um parasita na sociedade, são uma das ferramentas mais poderosas de que dispomos para resolver os nossos problemas comuns e aumentar o bem-estar geral. É necessário que exista mais inovação financeira - e não menos - e que as finanças desempenhem um papel de maior relevo, para ajudar a sociedade a alcançar os seus objetivos.

Desafiando o público e os seus dirigentes a repensarem as finanças e o seu papel na sociedade, Shiller argumenta que o financiamento deve ser definido não apenas como a manipulação de dinheiro ou a gestão de risco, mas também como a administração dos bens da sociedade. Explica como as pessoas em carreiras financeiras - CEO, gestores de investimento, banqueiros, corretores de seguros, advogado e entidades reguladoras - gerem, protegem e aumentam esses ativos. Shiller descreve ainda o modo como as finanças contribuíram historicamente para o bem da sociedade através de invenções como seguros, hipotecas, contas de poupança e pensões, e argumenta que é necessário que se descubram novas formas de reorientar a criatividade financeira, de maneira a beneficiar a sociedade como um todo. Em última análise, Shiller mostra como a sociedade pode, uma vez mais, aproveitar o poder das finanças para o bem maior.

Críticas de imprensa:

«Segundo Shiller, a solução está na democratização das finanças - o acesso dos cidadãos comuns a ferramentas e técnicas para aumentarem o seu capital e protegerem-se do risco.»
Seattle Times

Ler mais

Autor

Robert J. Shiller

(1946) É economista, professor e escritor. Foi vencedor do Prémio Nobel da Economia em 2013, juntamente com Eugene Fama e Lars Peter Hansen. Licenciou-se na Universidade de Michigan em 1967 e concluiu posteriormente o mestrado e o doutoramento no reconhecido Instituto de Tecnologia de Massachsetts (MIT). Ao longo da sua carreira, Robert Shiller publicou uma vasta bibliografia sobre mercados financeiros, inovação financeira, finanças comportamentais, macroeconomia e métodos estatísticos, tendo feito a propósito destes temas várias aparições públicas. Professor de Economia na Universidade de Yale e investigador associado do National Bureau of Economic Research (NBER) desde 1980, é também vice-presidente da American Economic Association desde 2005. Entre os anos de 2006 e 2007, Robert Shiller presidiu a Eastern Economic Association. Escreve regularmente para o New York Times e é considerado um dos economistas mais influentes do mundo. Para mais informações sobre o autor consulte http://www.econ.yale.edu/~shiller/.

Ler mais