Partilhar

A Nova Ordem Financeira - O Risco no Século XXI

Robert J. Shiller


Versão em Ebook

Instruções de funcionamento


Desconto: 20%
15,20 € 19,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O sistema financeiro reflete sobre as várias formas de desilusão humana e de sofrimento económico, uma vez que se debruça sobre os riscos que podem estar ligados a determinadas probabilidades e cria simultaneamente, para um grande número de pessoas, provisões que reduzem o seu grau de deceção. Neste sentido, a finança contribui para que os criadores e os inovadores persigam as suas ideias sem terem de assumir todos os riscos e encoraja-os a correrem outros em nome de bons objetivos: «Imaginar o sucesso social e económico que pode advir de uma nova ordem financeira é difícil porque ainda não vimos esse mundo alternativo. Ainda não vimos que coisas notáveis podem acontecer se eliminarmos todo o medo desnecessário da perda e permitirmos que as pessoas persigam os seus maiores potenciais.»
Para defender, neste sentido, a necessidade de estarmos dispostos a experimentar ideias inovadoras de gestão do risco, mesmo que nos pareçam pouco naturais ou inexequíveis, Robert Shiller parte da análise do risco real de grandes declínios da condição económica de muitos indivíduos, analisa o modo como o uso do progresso tecnológico permite alterar a gestão do risco no futuro e, no núcleo central deste livro, apresenta seis propostas para uma nova ordem financeira com uma série de dispositivos para a sua respetiva implementação.
Uma vez que não podemos ver a prosperidade como algo de garantido, é fundamental que nos recordemos da nossa vulnerabilidade económica em tempos de mudança e saibamos aproveitar as novas capacidades de informação para controlar o risco no século XXI, respondendo atempadamente às oportunidades produzidas por esta nova ordem financeira.

VER POR DENTRO Ver página inteira

Ler mais

Autor

Robert J. Shiller

(1946) É economista, professor e escritor. Foi vencedor do Prémio Nobel da Economia em 2013, juntamente com Eugene Fama e Lars Peter Hansen. Licenciou-se na Universidade de Michigan em 1967 e concluiu posteriormente o mestrado e o doutoramento no reconhecido Instituto de Tecnologia de Massachsetts (MIT). Ao longo da sua carreira, Robert Shiller publicou uma vasta bibliografia sobre mercados financeiros, inovação financeira, finanças comportamentais, macroeconomia e métodos estatísticos, tendo feito a propósito destes temas várias aparições públicas. Professor de Economia na Universidade de Yale e investigador associado do National Bureau of Economic Research (NBER) desde 1980, é também vice-presidente da American Economic Association desde 2005. Entre os anos de 2006 e 2007, Robert Shiller presidiu a Eastern Economic Association. Escreve regularmente para o New York Times e é considerado um dos economistas mais influentes do mundo. Para mais informações sobre o autor consulte http://www.econ.yale.edu/~shiller/.

Ler mais