Partilhar

A Psicologia Clínica e o Rorschach

Maria Emília Marques

Em Stock


Desconto: 20%
14,10 € 17,62 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Psicologia Clínica é aqui questionada sobre as formas como procede para aceder ao conhecimento, através de modelos e métodos que usa. Foi acumulando um conjunto de saberes e de saber fazer mas nunca realizando sobre eles um trabalho de ajustamento, de coerência e de integração.

Dividida entre paradigmas contraditórios e inconciliáveis, entre, por um lado, a "medida", o positivo e significativo do sinal e, por outro lado, a subjectividade e a interpretação, tem também de integrar os novos modelos que consagram a intersubjectividade. 

Redefinida nesta via, a Psicologia Clínica aparece estabelecida através de uma especificidade não centrada no método mas na concepção de sujeito psicológico concebido em termos de relação, transformação e crescimento.

O Rorschach, poderoso instrumento usado em clínica, é estabelecido através das vias que lhe possibilitem o acesso a um sujeito psicológico dotado de capacidades não só de expressão mas sobretudo de relação, criação e simbolização. É através das mesmas vias consideradas para o Rorschach que se procede à explicitação da adolescência. 


Ler mais

Autor

Maria Emília Marques

Ler mais