Partilhar

A persistência da Desvalorização do Trabalho e a Urgência da sua Revalorização

Fora de Coleção

Maria da Paz Campos Lima, José Castro Caldas

Em Stock



Desconto: 20%
19,28 € 24,10 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro analisa os processos de desvalorização salarial ocorridos em Portugal entre a crise internacional de 2008 e a atualidade. Examina em particular a reconfiguração das instituições de enquadramento das relações laborais, da especialização produtiva e da estrutura do emprego. Além das análises transversais de âmbito nacional e de comparação internacional, um dos contributos do livro é a análise dos impactos variegados das mudanças económicas/institucionais ao nível setorial e ao nível das empresas, tendo em consideração as políticas salariais e a negociação coletiva.

Partindo da conjetura de que a reconfiguração institucional regressiva associada às políticas de «desvalorização interna» do período de intervenção da Troika pode ter acelerado um processo de desvalorização cumulativa do trabalho, os capítulos deste livro examinam os seus impactos envolvendo perdas de competência e aptidão, retração de investimento, aumento das desigualdades económicas e quebra demográfica.

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Maria da Paz Campos Lima

Maria da Paz Campos Lima é doutorado em Sociologia pelo Iscte, onde também foi professora. Atualmente é investigadora do DINÂMIA'CET– Iscte.

Ler mais

José Castro Caldas

José Castro Caldas é doutorado em Economia pelo Iscte, onde foi também professor auxiliar. É investigador do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social.

Ler mais