Partilhar

A Pequena Idade do Gelo

Brian Fagan

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
17,51 € 19,45 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O RELATO EXTRAORDINÁRIO DE COMO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS TRANSFORMARAM O MUNDO AO LONGO DA HISTÓRIA

Só na última década os climatologistas desenvolveram um quadro preciso da evolução das condições climáticas anuais em tempos históricos. Este desenvolvimento confirmou uma suspeita de longa data: o mundo sofreu uma onda de frio de 500 anos – a Pequena Idade do Gelo – que durou aproximadamente de 1300 até 1850. 

A Pequena Idade do Gelo explica como o clima afetou eventos fundamentais da História mundial, da exploração nórdica à colonização da América do Norte e à Revolução Industrial. Diz-nos também que as mudanças de temperatura no mar levaram os pescadores ingleses e bascos a seguir vastos cardumes de bacalhau até ao Novo Mundo; que, em França, uma crise alimentar que atravessou gerações contribuiu para a desintegração social e, finalmente, para a revolução; e que os esforços ingleses para melhorar a produtividade agrícola ante a deterioração do clima ajudaram a abrir o caminho para a Revolução Industrial e, portanto, para o aquecimento global.

Com recurso a fontes tão diversas como os registos das campanhas das vindimas ou os assentos dos mosteiros medievais, passando pela análise química dos núcleos de gelo, Brian Fagan descortina o modo como a Humanidade tem estado à mercê das alterações climáticas. E explica como, infinitamente engenhosos, os nossos antepassados se adaptaram a um aquecimento global universal irregular, desde o fim da Idade do Gelo, com um impressionante sentido de oportunidade.

A Pequena Idade do Gelo conta a história dos séculos turbulentos, imprevisíveis e muitas vezes gélidos da História da Europa entre os anos de 1300 e 1850. Revela também que as alterações climáticas não acontecem em fases suaves e regulares, mas em saltos súbitos cujas causas nos são desconhecidas e cujo rumo escapa ao nosso controlo. E que a influência destes fenómenos na vida humana pode ser profunda e até decisiva.


Ler mais

Autor

Brian Fagan

BRIAN MURRAY FAGAN nasceu em Inglaterra mas viveu durante 6 anos na Zâmbia, onde foi Conservador de Pré-História no Museu Livingstone, e em 1966 mudou-se para os Estados Unidos. Actualmente é Professor Emérito de Antropologia na Universidade da Califórnia. É autor de vários livros sobre Arqueologia, bem como de artigos em várias revistas da especialidade. Tem sido igualmente consultor de Arqueologia junto de várias organizações e canais de televisão. Tem sido premiado pelo seu esforço de divulgação da Arqueologia junto do público.

Ler mais