Partilhar

Desconto: 10%
12,96 € 14,39 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Veneza foi, durante muito tempo, o centro geográfico, político, comercial e cultural do Mediterrâneo. Redescobri-la nos seus segredos é encontrar a civilização europeia.

Conhecer um lugar é descobrir as suas fendas, as passagens secretas e os lugares escuros por onde flui seu sangue – e que melhor experiência do que Veneza? Em A Outra Veneza, Predrag Matvejevitch parte à descoberta do coração da histórica cidade italiana, reconfigurando a sua paisagem, perseguindo mapas reais e imaginários, contemporâneos e históricos, traçando os detalhes da sua sensualidade literária. Cidade da literatura, do cinema, da pintura e da música, Veneza é essa armadilha de pontes, barcos manchados de ferrugem, esculturas, canais e praças que revelam histórias pouco conhecidas e que escaparam aos olhos de escritores, artistas e fotógrafos ao longo dos séculos. Matvejevitch, o autor do incomparável Breviário Mediterrânico, encontra-se com Veneza como historiador, cartógrafo, antropólogo, poeta e filólogo – e desvenda a eterna beleza da cidade de água e pedra, onde acabamos por descobrir parte das nossas raízes e o lugar de encontro entre o espírito latino e o espírito bizantino, fundador da civilização europeia.

«É um livro curto, mas um dos grandes livros sobre a cidade e sobre a inspiração que ela evocou ao longo dos séculos.» 

Libération

«Uma espécie de peregrinação meticulosa da arqueologia filosófica e cultural no labirinto da cidade.» 

Le Monde Diplomatique


Ler mais

Autor

Predrag Matvejevitch

Predrag Matvejevitch nasceu na Bósnia-Herzegovina (Mostar, 1932), filho de pai russo e mãe croata. Foi um dos mais importantes ensaístas europeus, professor universitário em Roma e Paris e conselheiro para o Mediterrâneo do Grupo de Sábios da União Europeia. Tornou-se um mestre incontestável da geopoética através dos seus numerosos escritos sobre o Mediterrâneo, entre os quais o Breviário Mediterrânico, publicado pela Quetzal – com tradução do poeta Pedro Tamen. Matvejevitch morreu em Zagreb, Croácia, em 2017. Publicou Europa Maldita (2005), Epistolário Russo e A Ilha Mediterrâneo (1992), entre muitos outros títulos.


Ler mais