Wolfgang Ritter
Wolfgang Reiter, um cientista cultural, autor e diretor de teatro austríaco.
Perfil e Carreira:
Nascido a 2 de outubro de 1955, Wolfgang Reiter iniciou a sua carreira com estudos de Teatro e Jornalismo na Universidade de Viena, obtendo o seu doutoramento em 1984.
Teatro: Enquanto estudava, cofundou o grupo de teatro vienense ""Narrnkastl"". Mais tarde, foi dramaturgo do festival ""Steirischer Herbst"" em Graz e, entre 2004 e 2008, foi diretor artístico do Theater am Neumarkt, em Zurique. Também trabalhou como encenador, dirigindo a sua própria adaptação dramática do romance ""Das Wetter vor 15 Jahren"".
Jornalismo: Trabalhou como colaborador para a redação cultural da televisão pública austríaca (ORF) e foi editor do jornal semanal ""Falter"". Foi ainda crítico de teatro para o ""Neue Zürcher Zeitung"" e editor cultural da revista de notícias ""Profil"".
Cientista Cultural: Reiter é cofundador e membro do conselho do Instituto de Estudos Culturais (IKUS) em Viena, onde se dedicou a estudos científicos sobre temas como a cultura juvenil, cultura alimentar e multiculturalismo. Também esteve envolvido em projetos de política cultural.
Além de vender livros de outros autores, escreve os seus próprios textos e fala sobre literatura como apresentadora, crítica literária e no seu blog semanal, ""Das Buch zum Wochenende"".
Publicou peças de teatro e contos, tendo alcançado o 2º lugar no concurso literário FM4 Wortlaut em 2018 e sido finalista do Book Blog Award em 2019 e 2020. O seu romance ""Im Ruin"" (2021) foi selecionado para a Hotlist 2021, uma lista de livros de editoras independentes.