Partilhar

A Nova Velhice - Um Novo Público a Educar

Idade do Saber

António Simões

Indisponível

Desconto: 20%
11,31 € 14,13 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Ambar
  • Coleção: Idade do Saber
  • Tema: Geriatria
  • Ano: 2006
  • ISBN: 9789724310596
  • Número de páginas: 174
  • Edição: 1ª Edição
  • Capa: Brochada

Sinopse

"Os idosos de hoje não só são mais saudáveis, mas também mais instruídos, e sê-lo-ão, cada vez mais, no futuro. (...) Mais saudáveis, mais longevas, mais instruídas, tais serão as novas gerações dos idosos. Em relação às gerações anteriores, de tal modo é diferente a sua velhice que poderá considerar-se uma nova velhice. E serão os sujeitos desta nova velhice que constituirão a nova clientela para a educação.

Foi a pensar nesta nova clientela que este livro foi escrito. Preocupação sempre presente no nosso discurso foi a de debater questões, de relevância para a educação, por certo, mas que, ao mesmo tempo, constituíssem terreno onde se pudessem combater estereótipos prejudiciais aos idosos e à sociedade. Se conseguirmos, com esta obra, trazer um modesto contributo para o progresso da referida causa, já nos daríamos por muito satisfeitos."

CONTEÚDO:

Capítulo I. De que falamos?
Capítulo II. Saudáveis na velhice?
Capítulo III. Capacidades cognitivas: mudanças com a idade
Capítulo IV. Aposentação: um espaço de desenvolvimento pessoal
Capítulo V. Felizes na velhice?
Capítulo VI. Envelhecimento produtivo

Ler mais

Autor

António Simões

António Simões nasceu na freguesia e concelho de Alvaiázere, no distrito de Leiria. Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Salesiana de Roma e, posteriormente, em Ciências da Educação, pela Universidade de Lovaina (Bélgica). Nesta Universidade iniciou os trabalhos de redacção da sua tese de doutoramento, que acabou por apresentar na Universidade de Coimbra (foi o primeiro doutoramento em Ciências da Educação conferido pelas universidades portuguesas). A sua área de interesses de investigação e docência tem-se concentrado em torno das temáticas da educação permanente e, mais concretamente, da psicologia e educação de adultos. Neste domínio, tem publicadas várias dezenas de trabalhos. Também por sua iniciativa, foi criado o NAPFA - Núcleo de Assistência Psicológica e de Formação de Adultos - da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, do qual tem sido até hoje o responsável.

Ler mais