Partilhar

Desconto: 20%
17,76 € 22,20 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nathaniel Hawthorne (1804-1864), descendente de um dos juízes responsáveis pela condenação à morte das 'bruxas de Salem', em 1862, preocupava-se muito com as questões relativas à moralidade e ao preconceito. Utilizou a sua pena como um bisturi para explorar os deleites e tormentos interiores das personagens que criou. Não se interessou muito por questões puramente éticas (aliás os críticos sempre discutiram a posição moral do autor perante a infidelidade de Hester Prynne, portadora da letra encarnada) as suas origens e sobretudo os seus efeitos na alma humana.

De tudo isto pouco ou nada poderia seduzir Pessoa, indiferente ao problema do bem e do mal em termos individuais, por achar que um ser humano 'seja bom ou mau' é o resultado de forças exteriores que não controla. Há, porém, um ponto em comum com Hawthorne, cuja análise psicológica, com culpa ou sem culpa, acaba por ser auto-reflexiva. Assim, tanto num escritor como noutro, a tendência para analisar, incorporada em personagens mais ou menos autobiográficas, torna-os objecto da sua própria análise.

Ler mais

Autor

Nathaniel Hawthorne

Nathaniel Hawthorne, nascido em 1804 em Salem, Massachusetts, foi um escritor norte-americano conhecido por explorar temas como o pecado e a culpa nas suas obras, sendo A Letra Encarnada a mais famosa. Formou-se no Bowdoin College em 1825, e iniciou depois a sua carreira como escritor e editor. Além de romances como A Casa das Sete Empenas, escreveu contos notáveis, incluindo O Jovem Goodman Brown. Faleceu em 1864, deixando um vasto legado literário.

Ler mais