Partilhar

A História Contada com Maria João Avillez

Maria João Avillez

Em Stock



Desconto: 10%
48,60 € 54,00 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Nesta coleção da Imprensa Nacional, a publicação da obra de Mário Soares com Maria João Avillez segue-se ao Portugal Amordaçado/Le Portugal Baillonné (volume 1). Assim é porque ela constitui, por outros meios e com outra forma narrativa, uma espécie de continuação e o seu acabamento involuntário. Nesse sentido, é uma obra capital, na qual Soares investiu tempo, vontade, energia, memória, atenção, reflexão e entusiasmo. E um sentimento da história, com o seu alcance e a sua avidez. Nesta edição, publicamos ainda o dicionário biográfico que já existia na anterior, mas agora cuidadosamente atualizado pelos historiadores Pedro Marques Gomes e Teresa Clímaco Leitão. Soares fala das origens familiares, da formação política e cultural, da luta contra a ditadura, da construção da democracia. Fala das suas ilusões, deceções, indignações, convicções, acertos, erros, mudanças, confirmações, derrotas, triunfos. Fala numa linguagem viva, enérgica, direta, coloquial, às vezes sugerida ou alusiva, que passa do oblíquo ao frontal, do silêncio ao ênfase, do outrora ao agora, do hoje ao amanhã. Nos anos em que estas conversas se deram, Soares estava no auge do seu prestígio institucional e pessoal. Encontrava-se quase a terminar o último mandato de Presidente da República, cargo no qual as suas qualidades políticas e intelectuais se valorizaram e reconheceram como acontece com um livro que encontra, finalmente, os leitores argutos e sabedores que o compreendem e admiram.


Ler mais

Autor

Maria João Avillez

Maria João Avillez iniciou a sua actividade profissional aos 17 anos no Programa Juvenil, emitido pela RTP, a convite da Professora Yvette Centeno. Desde então não mais parou de fazer jornalismo na televisão, rádio e jornais. Trabalhou e colaborou com o Diário Económico, Diário de Notícias, Expresso, Jornal I, Público, Rádio Renascença, revista Sábado e TSF – como cronista, diarista, redactora-principal e repórter. Foi comentadora e entrevistadora em vários programas da RTP, SIC-Notícias e TVI 24 (depois CNN Portugal).

Tem 14 livros publicados nas áreas da cultura e da política, entre os quais se destacam três volumes sobre a vida de Mário Soares, uma biografia de Francisco Sá Carneiro, uma obra sobre Álvaro Cunhal e outra sobre Vítor Gaspar. E, entre outros, dois volumes com as suas melhores entrevistas nacionais e internacionais.

No final de 2022 publicou em livro a entrevista que o Papa Francisco lhe concedeu no Vaticano no Verão desse ano.

Em 1982 recebeu o Prémio EFE, da agência espanhola com o mesmo nome, concedido à melhor reportagem publicada nesse ano em língua latina – Sá Carneiro: O Último Retrato. Em 2022 recebeu o Prémio Dona Antónia Ferreira, na categoria de Prémio-Carreira, e o Prémio-Carreira atribuído pela revista Activa.

Actualmente escreve no Observador, colabora com o Expresso e é comentadora da SIC-Notícias.

É casada, tem quatro filhos, seis netos e vive entre Lisboa e Óbidos.


Ler mais