Partilhar

Sistemas Inteligentes Aplicados à Gestão de Empresas

Gestão

Henrique O’Neill (Coord.), Renato Lopes da Costa (Coord.), Rui Gonçalves, Ricardo Correia, Leandro Pereira

Em Stock



Desconto: 10%
15,75 € 17,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

CONSIDERANDO QUE o desenvolvimento do computer power, nos próximos 20 anos, poderá vir a suplantar a inteligência humana, temos de preparar os nossos jovens e qualificar as pessoas das nossas empresas para esta nova realidade. Este livro aborda o impacto dos sistemas inteligentes na gestão das empresas contemporâneas.

Ao longo dos tempos, sempre foram surgindo tecnologias que se demonstraramcdisruptivas e tiveram um impacto transformador na sociedade. Isso verificou-se de forma muito significativa ao longo da Era Industrial e, mais recentemente, com as tecnologias digitais de informação e de comunicação.

Os recentes desenvolvimentos verificados na área da Inteligência Artificial vieram chamar a atenção para a importância desta tecnologia. A IA é uma tecnologia de aplicação recente, mas antecipa-se que a sua evolução será rápida, e o seu impacto abrangente e profundo na vida das pessoas e das empresas. A IA pode ser vista como uma aliada do desenvolvimento económico e social, um instrumento capaz de ajudar as pessoas a tomarem decisões mais informadas e fundamentadas.

Sendo um instrumento poderoso e complexo, o uso desta tecnologia requer preparação e treino para ser utilizada de uma forma eficaz em aplicações pessoais ou profissionais. Importa, pois, alargar o conhecimento sobre a IA a um número acrescido de pessoas, criando condições para que as novas gerações incluam esta tecnologia no seu portefólio de conhecimentos, contribuindo para o seu desenvolvimento e para o aparecimento de novas aplicações que sejam úteis para a Humanidade.

Este livro constitui um contributo para este objetivo, apresentando uma reflexão neste domínio desafiante que é a utilização da IA e dos sistemas inteligentes na gestão das empresas.

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Henrique O’Neill

Professor associado de Sistemas de Informação e Gestão de Operações no ISCTE (Portugal). Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, mestre em Engenharia de Telecomunicações e Informática e doutorado em Computer Integrated Manufacturing pela Universidade

de Cranfield, Reino Unido. Os seus interesses de pesquisa são focados na adoção de sistemas de informação e tecnologias de comunicação para melhorar o desempenho das organizações. É coautor de 55 artigos científicos e de três livros.

Ler mais

Renato Lopes da Costa

Renato Lopes da Costa nasceu em Lisboa, embora tenha sido a sul do Tejo que tenha aprendido a crescer e a saborear a alegria da vida. Doutorando no ISCTE, com artigos científicos publicados nas áreas de gestão geral, consultoria e controlo de gestão, e atualmente professor do ISCTE, onde leciona Gestão Organizacional e Estratégia.

Ler mais

Rui Gonçalves

Ler mais

Ricardo Correia

Ricardo Correia nasceu em 1977, em Barcelinhos. Fez teatro escolar e teatro amador em Barcelos. Em 1999 ingressa no Teatro Universitário do Minho, em Braga, até começar a trabalhar profissionalmente como actor em 2001, com estreia no Teatro Nacional São João no Porto. Trabalha regularmente em teatro, cinema, publicidade e televisão, como actor, dramaturgo e encenador. Mestre em Teatro, especialização em Encenação, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2010), foi bolseiro da Fundação Gulbenkian na frequência da London International School of Performing Arts (2013). Detém o título de Especialista em Teatro (2016). Investigador do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (2020). Fundador e director artístico da Casa da Esquina desde 2008, onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território, tendo apresentado as suas criações na Alemanha, Brasil, Espanha e Reino Unido.

É autor de cerca de uma dezena de textos para teatro. Uma compilação de peças de 2014 a 2017 está publicada em O Meu País É o Que o Mar não Quer e Outros Peças da Imprensa da Universidade de Coimbra, de 2018. A sua peça Call Center foi publicada pelo Teatro Nacional D. Maria II & Bicho do Mato, no volume Laboratório de Escrita para Teatro – Textos 2017/2018 (coord. Rui Pina Coelho). A peça Exílio[s] 61-74 está publicada em França, com edição bilingue, pela Presses universitaires du Midi da Universidade de Toulouse – Jean-Jaurès (UT2J) da antologia da colecção Nouvelles Scènes, 2020.

Lecciona desde 2013 como professor-adjunto convidado na licenciatura de Teatro e Educação da ESEC/IPC e, de 2015 a 2018, leccionou como assistente convidado na licenciatura em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra. Desde 2015 co-dirige o Clube de Leitura Teatral (Teatro Académico de Gil Vicente/A Escola da Noite). 

Ler mais

Leandro Pereira

Ler mais