Partilhar

Desconto: 10%
27,00 € 30,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Tributo do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política (DCFP) nos 20 anos da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.

Esta obra comemorativa exprime o nosso compromisso enquanto Professores Universitários com a nossa alma mater, a universitas qua talis: Departamento, Faculdade e Universidade. Nela buscamos, testamos e propomos mais e melhores interpretações, propomo-nos explicações mais convincentes, discutimos questões candentes no âmbito da comunicação, da filosofia, da política, da cultura mas acima de tudo procuramos interrogar honestamente a nossa condição humana in fieri, sempre frágil. E fazemo-lo, todos, deixando nisso um pouco da nossa pele. Porque é uma grande honra e um privilégio, mas também uma grande responsabilidade e um risco, ser Professor nos dias que correm.

A questão da fragilidade da(s) humanidade(s) inscrita nestas páginas é de extrema importância e gravidade. É a experiência da nossa total exposição no mundo e da nossa vulnerabilidade mais radical. Os ensaios que se seguem, bastante convergentes, mas também muito diversos, preparam a nossa sensibilidade para as dificuldades com que se defronta a relação entre o pensar e o agir, alertam para uma certa paralisia do pensamento quando se defronta com a irrupção do novo.



Ler mais

Autor(es)

José António Domingues

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa; Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI). Investigador no PRAXIS, Centro de Filosofia, Política e Cultura, e codiretor da coleção “Ta Pragmata”, editora Lusosofia *Press. Coeditor da Lusosofia, Biblioteca online de Filosofia e Cultura. Desde 2019, é o Presidente do DCFP – Departamento de Comunicação, Filosofia e Política da UBI.

Ler mais

José Maria Silva Rosa

Licenciatura (1992), Mestrado (1997) e Doutoramento em Filosofia (2005) na Universidade Católica Portuguesa – Lisboa, onde lecionou Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas, Ciências da Comunicação e Serviço Social, de 1993 a 2002. De então a esta parte, docente da UBI, Faculdade de Artes e Letras, onde é atualmente Professor Catedrático.

Ler mais