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A Casa Sombria

Charles Dickens

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22,41 € 24,90 €

Sinopse

Para muitos «Casa Sombria» é o melhor romance de Dickens. Obra poderosa que segue várias histórias que se vão cruzando em torno de um complicadíssimo processo judicial, foi através desta obra que Dickens conseguiu agitar a consciência dos ingleses e levou à grande reforma judicial inglesa.
Vários testamentos deixados aparentemente pela mesma pessoa geram um processo gigantesco que se arrasta ano após ano e acaba por envolver quase toda a população de Londres. Nas dezenas de histórias menores de personagens que são, para sua surpresa, envolvidos no caso, Dickens vai estudando as diversas formas como um sistema judicial inoperacional e cego pode destruir vidas, amordaçar sentimentos e, acima de tudo, suspender os sonhos e o próprio dia-a-dia das pessoas independentemente do seu estrato social. A cegueira da justiça é pois o principal personagem que leva o leitor numa viagem frenética, às vezes trágica, às vezes cómica, emocionante e apaixonada, entrelaçando histórias de amor, dramas familiares, adultérios, investigação policial, o mundo dos negócios e o mundo da miséria no bas-fond londrino.

«Uma obra-prima do romance universal. Um romance de estrutura impossível onde o escritor consegue o milagre de nunca perder o leitor.»
J. Hillis-Miller

«Um dos meus dez livros preferidos que recomendo a todos os leitores e candidatos a escritores.»
Stephen King

«Com excepção de "O Monte dos Vendavais", este é o romance mais poderoso e assombroso da literatura inglesa do século XIX.»
Vladimir Nabokov

«Um romance incontornável sobre a essência humana do bem e do mal.»
Joseph Conrad

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Autor

Charles Dickens

Charles Dickens nasceu em Landport, Portsmouth, na Grã-Bretanha, a 7 de fevereiro de 1812. Era o segundo de oito filhos. O seu pai, empregado nos serviços do porto e de espírito fantasioso, abandonou a instrução de Charles, que se foi educando, ao acaso, depois de sair da escola primária, que frequentou até aos nove anos. Fugindo aos credores, a família mudou a residência para Londres, onde o pai de Dickens acabou por estar preso em Marshalsea, residência habitual de devedores insolventes. Toda a família viveu ali durante algum tempo, ficando Dickens abandonado a si próprio. Empregou-se numa drogaria, onde passou diversas humilhações, embalando durante dois anos pomada para calçado. Entretanto, o pai recebera uma pequena herança e tornara-se repórter parlamentar. Dickens, a quem a mãe, uma mulher instruída, ensinara o que sabia, foi enviado para um colégio de Hampstead Road, saindo dali para um cartório de um advogado, experiência que surge, tal como vários episódios da sua infância, transfigurada em David Copperfield. Nessa altura, frequentou a biblioteca do British Museum e, em 1828, começou a fazer relatos parlamentares, mas só em 1834, ao ingressar na redação do Morning Chronicle, se lançou no jornalismo. O seu primeiro trabalho foi publicado em 1833 no Old Monthly Magazine e integrado na coleção Sketches by Boz, seu primeiro pseudónimo. Em 1836 casou com Catherine Hogarth, filha de um seu companheiro de redação, e publicou a obra que o devia tornar famoso, Os Cadernos de Pickwick. Com tiragem inicial de 400 exemplares, o livro em breve alcançaria os 40 mil exemplares. A partir de então, Dickens escreveu vários romances, entre os quais Oliver Twist (1839), A Loja de Antiguidades (1841), Martin Chuzzlewit (1843-44), David Copper eld (1849-50), Tempos Difíceis (1854), Little Dorrit (1855-57), Grandes Esperanças (1861) e o notável O Amigo Comum (1865). Dickens fez duas viagens à então jovem república da América, no decurso das quais foi entusiasticamente recebido. Mas a América desiludiu-o, como se pode ver nas suas American Notes (1842). Ao fim de vinte anos de casamento, Charles Dickens divorciou-se, dividindo entre ele e a mulher os filhos que tiveram. Já no fim da vida, viajou por Itália e foi convidado para conferências na Austrália. Em 1860 a sua saúde começou a fraquejar. Morreu em Londres a 9 de junho de 1870, sendo sepultado no Poets’ Corner da Abadia de Westminster. Eça de Queirós resumiu deste modo a obra de Dickens: “Nenhum outro romancista possuiu como ele o poder de criar figuras vivas, e o dom supremo de comover e de produzir as lágrimas e o riso, de fazer sentir, de fazer pensar.” E, de modo igualmente lapidar, Chesterton considerou que “Dickens nasceu, viveu e morreu, mas a sua presença ficou para sempre”.

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