Partilhar

Desconto: 20%
11,12 € 13,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta é a odisseia de uma casa construída no meio das xaras, das giestas e dos barrocais de xisto e granito. E também das gentes que a habitaram.

Do Ti Fedrico, a Ti Casimira e os seus filhos criados na serra. E da vida difícil de Amílcar, Diamantino e Glorinha,a amanhar os campos, a pastorear as cabras e a percorrer os caminhos de volta às aldeias vizinhas das águas do Côa.

Da avó proprietária, que todos os anos chegava com a família à quinta da Ventosa, para umas férias na serra da Malcata. E das brincadeiras e descobertas das crianças da cidade e da serra, que então lá se juntavam para uns dias de felicidade.

De Amílcar, Euclides e seus amigos contrabandistas, que caminhavam entre o céu e a terra, na ânsia de cruzarem a raia e fazer pela vida. E dos receptadores e empresários que iam enriquecendo com o contrabando serrano.

Dos aquartelados em Penamacor, o presídio militar no sopé da serra. E dos soldados rasos professor Simões de Castro, clínico Válter Lemos e Arriaga Jornalista, os militares reclusos com quem Amílcar palmilhou a serra, a salto para uma Europa bem longe da tropa e das guerras de África.

Dos foragidos Hilário, Machado e Valdemar, na sua fuga pelos cabeços e valados da Malcata. E do crime hediondo que eles cometeram.

Ler mais

Autor

Luís Bigotte de Almeida

uís Bigotte de Almeida nasceu na Guarda e vive na capital há mais de meio século. Integrou o último grupo de médicos envia- dos para a Guerra Colonial em Angola e viajou mais tarde para a Suécia, onde fez investigação e se doutorou. Entre mais de uma dezena de obras escritas a divulgar neurociência, ele é autor dos romances Um Lugar Estranho (2014), Um Jantar com Alzeimer (2021) e co-autor de E Foram Mil Enganos (2023)

Ler mais