Partilhar

A Arte e os Jogos Gregos na Antiguidade

Fora de Coleção

José Pedro Martins

Em Stock


Desconto: 46%
7,00 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A arte clássica, por efeito do conteúdo e da forma,é uma arte livre, uma vez que é o produto do um "espírito livre" com a perfeita consciência de si próprio.
A produção grega, de peças escultóricas e cerâmicas bem como de (até então) insólitos templos, revela se como o fruto de um homem que, alem de reflexivo, possui uma ideia perfeitamente concisa do conteúdo substanciai que quer tornar perceptível e possui o poder técnico que exige tal realização.
É assim que corpos normalmente nus, musculados, activos ou descontraídos, em atitudes de exigente esforço físico ou de poses serenas e contemplativas, constituem o âmago do objecto da arte grega na Antiguidade Clássica.
Espontaneidade, beleza, rigor, alegria de viver, graça, grandeza, proporção, harmonia, acção constituem, entre outros, os mais determinantes atributos associados à arte helénica no mesmo período.
Importa, por isso, estudar essa forma de representação da figura humana, do jovem, do atleta, do vencedor, e das suas actividades físicas, e analisar o seu conteúdo, as sua(s) técnica(s) e formas, a sua composição e valoração cromática tendo como "ponte" ou suporte os ideais da civilização e da cultura grega.

ÍNDICE

Introdução
A Grécia nas palavras de Sophia
Os Jogos Gregos na Antiguidade
Os Jogos Olímpicos
A Cerâmica Grega, Uma Arte Maior na Grécia Arcaica e Clássica
As Actividades Físico-Atléticas, Sua representação na Cerâmica Clássica Grega
Conclusões
Bibliografia

As Competições Hípicas ...

Ler mais

Autor

José Pedro Martins

Ler mais