Partilhar

Desconto: 10%
19,79 € 22,00 €

Detalhes do Produto

  • Editora: Almedina
  • Ano: 2014
  • ISBN: 9789724057255
  • Tipo: Ebook
  • Número de páginas: 360

Sinopse

Celebrar 40 anos de Abril na Saúde representa o privilégio de tornar evidente uma relação entre os direitos dos cidadãos e a criação de condições que permitam defender e promover a saúde. Em poucas áreas esta relação foi tão comprovadamente estreita, em período de quatro décadas, ao ponto de quase se poderem medir as relações de causa a efeito. Este livro pretende acompanhar o percurso dos últimos 40 anos em áreas chave da saúde, escolhidas pelos coordenadores, que convidaram dez autores para a escrita de cada um dos capítulos. Foi analisada a evolução demográfica, social, económica, educacional, cultural e institucional, ocorrida em Portugal, com mais relevante impacto na saúde dos Portugueses. Um bom sistema de saúde pode acelerar efeitos positivos dos factores determinantes da saúde. Ora, sempre que se pergunta aos Portugueses quais as grandes conquistas de Abril, ao lado da paz, descolonização, eleições livres, fim da polícia política e da censura, reconhecimento dos direitos civis, económicos e sociais, eles indicam com grande relevo, o Serviço Nacional de Saúde (SNS). É a história e o desempenho do SNS que é aqui narrada. Portugal passa hoje por uma contracção brutal da despesa pública que não excepciona a saúde. A questão implícita, não respondida neste livro, não é a de saber se o SNS sobrevive à instabilidade económica, mas sim como pode ele adaptar-se às contingências dos tempos duros que vivemos, mantendo intactos os valores que o criaram.

VER POR DENTRO Ver página inteira

Ler mais

Autor(es)

António Correia de Campos

António Correia de Campos, é Professor Catedrático da ENSP/UNL, na situação de reforma. Estudou em Lisboa, Coimbra, França, Estados Unidos e Reino Unido. Ensinou e escreveu sobre Economia e Administração de Saúde, Gestão Pública e Políticas Públicas. Presidiu ao INA, à Comissão do Livro Branco da Segurança Social, ao Conselho Científico do Instituto Europeu de Administração Pública (Maastricht), e ao Conselho Científico da ENSP/UNL. Trabalhou no Ministério da Saúde, na FLAD, no Banco Mundial, e foi consultor de diversas organizações internacionais. Foi duas vezes secretário de estado e duas vezes ministro (Saúde). Foi deputado à Assembleia da República e é atualmente Deputado ao Parlamento Europeu.

Ler mais

Jorge Simões

Jorge Simões, é doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Aveiro, onde é professor catedrático convidado, com agregação. É docente, também, em cursos de pós-graduação na Universidade de Coimbra, na Universidade Católica de Lisboa e do Porto e na Universidade do Minho. No Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL é professor catedrático convidado. Foi administrador hospitalar, presidente da Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do SNS, um dos dois coordenadores nacionais do PNS 2011/2016, coordenador da equipa de análise das parcerias público-privadas nos hospitais, consultor do Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, para os assuntos da Saúde e é atualmente presidente do conselho diretivo da Entidade Reguladora da Saúde.

Ler mais