Partilhar

2009: (Re)Pensar a Europa

Estudos sobre a Europa

Coordenação: Maria Manuela Tavares Ribeiro

Em Stock



Desconto: 10%
11,69 € 13,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Se a União Europeia é uma viagem, mais do que um destino, imaginar os fins da Europa é uma viagem através de numerosas e diversificadas paisagens que nós somos, ainda hoje, incapazes de conceber em definitivo. Fins esses que são moldados pelas tempestades, pelas bonanças, pelas fronteiras que se derrubam e por outras que se erguem.
É evidente que as divergências e as oposições de interesses subsistirão por longo tempo nesta Europa de 27 Estados, como no interior das sociedades nacionais. A Europa real é, pois, um grande e longo processo de aprendizagem e de experimentação à escala continental, com todas as dificuldades e resistências que isso comporta. Mas a Europa real é também um processo contínuo de educação. Assim sendo, tudo o que contribui para promover a compreensão mútua dos Europeus e uma mais clara percepção das interdependências internacionais é o maior investimento para o futuro comum. A educação, a formação e as relações transnacionais deverão ser prioritárias para os Estados nacionais e para a política da União Europeia.
Porquê fazer a Europa? (...)
A Europa e a União Europeia tem ainda um longo percurso a trilhar, um insistente trabalho a desenvolver, mas, penso, elas têm também um Futuro cm Perspectiva.

Ler mais

Autor

Maria Manuela Tavares Ribeiro

MARIA MANUELA TAVARES RIBEIRO é Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Coordenadora Científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20.

Ler mais