Partilhar

Vultos da Electrotecnia e da Computação

Francisco Vaz (Org.), Pedro Guedes de Oliveira (Org.)

Em Stock



Desconto: 10%
25,21 € 28,01 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Um conjunto de 28 ACADÉMICOS DE VÁRIAS UNIVERSIDADES PORTUGUESAS contam, em curtos capítulos, a vida e obra de 42 PERSONALIDADES NASCIDAS ENTRE MEADOS DOS SÉCULOS XVIII E O SÉCULO XXI e que contribuíram para a construção da ELETROTECNIA E DA COMPUTAÇÃO tal como hoje existem.

Alguns desses homens e mulheres foram cientistas com formação académica, porém outros foram pessoas sem essas qualificações mas dotadas de um forte espírito inventivo e inovador. Todos foram capazes de construir uma sólida base científica e experimental que permitiu a criação de uma indústria poderosa bem como de inúmeros serviços e sistemas que hoje fazem parte do nosso dia a dia. A lista de biografados foi sobretudo da escolha dos autores e está obviamente muito incompleta: o seu número poderia facilmente ser multiplicado por dois ou por três. E como é dito no prefácio, se «não podemos dizer que conhecemos verdadeiramente uma área do saber se ignorarmos a sua história e desconhecermos os seus principais protagonistas», ESTES SÃO ALGUNS DOS QUE AJUDARAM A MUDAR O MUNDO. 28 AUTORES Ana Maria Mendonça ,Ana Maria Tomé ,António Brito Ferrari, António Dias de Figueiredo, António Teixeira, Armando J. Pinho, Arlindo Oliveira, Artur Pimenta Alves, Aurélio Campilho, Beatriz Sousa Santos, Carlos Alberto Caridade Monteiro e Couto, Carlos Alberto Ferreira Fernandes, Fernando Pereira, Francisco Vaz, Guilherme Dinis Moreno da Silva Arroz, Isabel Ribeiro, Isabel Trancoso, José Carlos Marques dos Santos, José Carlos Pedro, José Manuel Mendonça, José Silva Matos, Leonel Sousa, Mário A.T. Figueiredo, Moisés Simões Piedade, Pedro Guedes de Oliveira, Sílvio A. Abrantes, Telmo Reis Cunha, Tomás Oliveira e Silva.


Ler mais

Autor(es)

Francisco Vaz

Francisco Vaz é licenciado (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP) e doutor em engenharia eletrotécnica (Universidade de Aveiro). Iniciou a sua carreira profissional no Laboratório de Física e Engenharia Nucleares, JEN, onde trabalhou no projeto e desenvolvimento de sistemas eletrónicos destinados à medida de radiações. Durante cerca de cinco anos trabalhou na indústria, ingressando depois na Universidade de Aveiro. Aposentou-se como professor catedrático em 2008. A área de ensino e de investigação a que se dedicou centrou-se no processamento de sinais, com ênfase em sinais biológicos. Assumiu diversos cargos de gestão universitária, entre os quais o de vice-reitor com a responsabilidade da investigação científica e da transferência de tecnologia.

Ler mais

Pedro Guedes de Oliveira

Foi professor na Universidade de Aveiro desde a sua fundação até 1993, altura em que se mudou para a FEUP, onde se jubilou em 2015. Foi até 2005 o primeiro presidente do INESC Porto (hoje INESC TEC), em que continua integrado, tendo exercido vários cargos públicos, nomeadamente nas administrações da AdI e da FCCN.

Foi o primeiro coordenador geral do INCoDe.2030 e é membro do Conselho de Diretores do INESC. Os seus interesses científicos estiveram sempre centrados em eletrónica e processamento de sinal, com especial ênfase nas aplicações em engenharia biomédica, tendo publicado várias dezenas de trabalhos científicos. É, presentemente, Professor Emérito da Universidade do Porto.

Ler mais