Partilhar

Visão Global - Conversas para entender o Mundo

Ricardo Alexandre, José Cutileiro

Temporariamente Indisponível



Desconto: 10%
13,08 € 14,53 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A complexidade dos fenómenos políticos, sociais e culturais do nosso tempo, a avalanche de transformações tecnológicas, a influência de acontecimentos de dimensão global nas realidades locais, obrigam as mulheres e homens interessados pelo mundo em que vivem, a tentar entendê-lo. E para compreender o que é complexo, não há melhor que alguém que o explique de forma simples.

E o que faz o Embaixador José Cutileiro, com a simplicidade natural dos conhecedores profundos e comunicadores de excelência, no programa de rádio Visão Global, de Ricardo Alexandre, na Antenal. Neste livro, de Obama ao Islão, da África aos nacionalismos, da China ao Brasil, da União Europeia à ONU, do Ambiente ao Portugal de hoje, trazem-nos uma dezena de conversas descontraídas para entender melhor o estado e as perspectivas para o mundo em que vivemos.

Ler mais

Autor(es)

Ricardo Alexandre

"Ricardo Alexandre, jornalista, 51 anos, é atualmente diretor adjunto da TSF, onde apresenta os programas O Estado do Sítio e Mapa Mundo. Foi editor de Internacional e coordenador na RTP e também repórter, editor e diretor adjunto da Antena1. Na RDP, apresentou o Programa da Manhã e Visão Global. Fez a cobertura de eleições e conflitos em vários lugares do mundo, incluindo o Afeganistão. Investigador do Centro de Estudos Internacionais (CEI) do ISCTE e do Observatório de Relações xteriores (Observare) da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), ensinou jornalismo nas universidades do Minho, de Coimbra, Lusófona e da Maia. É doutor em Ciência Política – Relações Internacionais e licenciado em Sociologia. Portuense, vive em Lisboa, é casado e pai de dois filhos. "

Ler mais

José Cutileiro

JOSÉ CUTILEIRO (1934-2020) nasceu em Évora. Estudou Antropologia Social em Oxford e ensinou-a em Londres. Diplomata de 1974 a 1994, em 1992 coordenou a Conferência Europeia sobre a ex-Jugoslávia presidida por Lord Carrington. De 1994 a 1999 foi secretário-geral da União da Europa Ocidental e de 2001 a 2004 professor no Institute for Advance Study, Princeton, New Jersey. Comentou relações internacionais nos programas Visão Global e O Estado do Sítio, ambos de Ricardo Alexandre, e escreveu semanalmente In Memoriam no jornal Expresso. Publicou inter alia dois livros de versos, uma monografia antropológica, um ensaio sobre o fim da Jugoslávia, crónicas sob o nome de A. B. Kotter e um livro de memórias. 

Ler mais