Partilhar

Viajar com Florbela Espanca

Viajar com

José Carlos Seabra Pereira

Em Stock



Desconto: 10%
11,45 € 12,72 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A personalidade apaixonante de Florbela Espanca tem marcado, desde o seu trágico e prematuro desaparecimento, o panorama da Literatura Portuguesa; melhor se diria: da Cultura Portuguesa, uma vez que a sua produção (em prosa e em poesia) tem servido de base para diversas realizações artísticas seja na música, seja no teatro seja no cinema.

Com este livro, ilustrado por dezenas de fotografias antigas e actuais, entramos um pouco na intimidade da Poetisa, e certamente sentimo-nos tentados a relê-la e, não menos importante, a compreendê-la.

Ler mais

Autor

José Carlos Seabra Pereira

Doutor pelas Universidades de Poitiers e de Coimbra, professor da Faculdade Letras de Coimbra e na Universidade Católica; foi professor convidado no Instituto Politécnico de Macau. Coordenador científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos; diretor da revista Estudos (CADC); diretor do Secretariado Nacional para a Pastoral da Cultura (Portugal); membro do Conselho Executivo da Fundação Inês de Castro e do Conselho de Patronos da Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva. Tem integrado os júris dos principais prémios literários de Portugal e da CPLP, nomeadamente do Prémio Camões, do Grande Prémio Leya e dos Prémios da Associação Portuguesa de Escritores. Figura de referência nos Estudos sobre Camões, Decadentismo, Simbolismo, Neo-Romantismo e Modernismo, é autor de cerca de quinhentas conferências e palestras, de numerosos ensaios e estudos monográficos, de edições críticas ou pracríticas (Obras de Gomes Leal, Raul Brandão, Florbela Espanca, etc.), de centenas de artigos em revistas especializadas e verbetes em enciclopédias, e de uma vintena de livros, com destaque para: Decadentismo e Simbolismo na Poesia Portuguesa (1975); Do Fim-de-Século ao Tempo de Orfeu (1979); Autour de la Themátique Politique et de L'Engagement dans la Litterature Portugaise (1982); L'Action Litteraire et ('Oeuvre Poetique de Joao de Barros) (1983); 0 NeoRomantismo na Poesia Portuguesa (1999), 2 vols.; vol. VII da História Critica da Literatura Portuguesa: Do Fim-De-Século ao Modernismo (1995); Antonio Nobre: Projecto e Destino (2000); 0 Essencial sobre Antonio Nobre (2001); 0 Tempo Republicano da Literatura Portuguesa (2010); Aquilino — a escrita vital (2014), Premio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários; 0 Delta Literário de Macau (Macau, 2015), Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores.

Ler mais