Partilhar

Veredas da Modernidade - Escrevendo o Mundo no Portugal de Quinhentos

Ana Paula Menino Avelar

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
14,39 € 16,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste livro reflecte-se sobre uma época, a dos primórdios de uma modernidade, e analisam-se os discursos historiográficos produzidos no Portugal de Quinhentos. O leitor é convidado a revisitar as escritas das Histórias dos Novos Mundos, desocultando signos e formas narrativas, tendo sempre como ponto de fuga os modos como a sua História foi, ao tempo, narrada, nomeadamente pelos portugueses.

Analisando os olhares construídos sobre uma geografia ampla, a da presença de Portugal no espaço extra-europeu, aquele que se configura desde onde o sol nasce até às partes remotas do Ocidente, investiga-se como se percepcionou e transmitiram as então novidades de diferentes terras e oceanos.

***

“Ao longo destas páginas expus toda uma panóplia de narrativas redigidas no século XVI, que espelharam as vivências transmitidas pelos portugueses, as novidades de outros mares, de outras terras, de outras gentes. Foi no traçar dos quadros sinópticos, então esboçados que desocultei as estratégias de observação/exposição da alteridade, tendo em atenção os diferentes discursos historiográficos...

Parti, por isso mesmo, para a releitura dos textos e dos contextos, entabulei diálogos, desocultei imagens, enfim reflecti sobre as novidades de um tempo, de um Mundo Novo ...

Esse foi o caminho, este foi o resultado.”

Ler mais

Autor

Ana Paula Menino Avelar

ANA PAULA MENINO AVELAR é Professora Associada com Agregação na Universidade Aberta, investigadora integrada no CHAM-FCSH-UNL, e investigadora associada no Centro de História e no Centro de Estudos Comparatistas da FLUL. Coordenou e participou em projectos de investigação nacionais e internacionais. É autora de vasta obra nas áreas dos Estudos Históricos, Asiáticos, Cultura Portuguesa e sobre o Orientalismo. É membro de várias academias, pertencendo neste momento à direcção da Academia de Marinha. Integra o conselho de curadores da Fundação D. Luís I, e o conselho consultivo da Cátedra Cascais Interartes.

Ler mais