Partilhar

Uncanny River (The Crossing)

João Biscainho

Poucos exemplares em stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
9,60 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

João Biscainho: «A instalação vídeo Uncanny River (The Crossing) (2014-2015), projeta ao espectador vinte e cinco composições simétricas por segundo. A experiência sobre esta peça não é substituível por qualquer descrição.» Uncanny river (The Crossing) inaugura o espaço de programação Generation Next (GN) da Galeria Fundação Amélia de Mello, dedicado a artistas, curadores, designers emergentes, bem como a projetos de investigação com metodologias research-based art e art-based research, produzidos em contexto académico. 

Com uma periodicidade anual, as exposições GN pretendem potenciar e dar visibilidade à investigação e criação artísticas produzidas em modelos de interligação entre teoria e prática, nos domínios das artes plásticas e multimédia, no reconhecimento da prática artística — enquanto resultante do trabalho académico — como criadora de conhecimento qualitativamente relevante, e da validade das metodologias de investigação académica, que convocam a arte e o fenómeno artístico para a produção de saber confiável. 

[Paulo Campos Pinto]

O Uncanny River de João Biscainho move-se, precisamente, entre a atração empática e a repulsa à estranheza criados pela justaposição de elementos familiares em combinações inesperados. Perante a imagem dupla de um movimento simétrico, reconhecemos um curso de água, uma travessia de um rio, que vemos de cima como se estivéssemos dentro de um barco a passar de um lado ao outro. Contudo, perante a combinação da imagem e respectivo reflexo simétrico, e pelo facto de nunca podermos ver quaisquer elementos físicos que permitam uma percepção geográfica ou temporal, a esta sensação de familiaridade sobrepõe-se um sentimento de estranheza. 

[Luísa Santos]

Ler mais

Autor

João Biscainho

João Biscainho (Portalegre, 1979) é artista e curador. Com mestrado em Museologia (FCSH - Universidade Nova de Lisboa) e licenciatura em Pintura (Faculdade de Belas-Artes - Universidade de Lisboa), é atualmente doutorando em Estudos de Cultura na Universidade Católica Portuguesa, com uma bolsa de investigação da FCT. O seu trabalho artístico e de investigação curatorial tem-se centrado nas relações entre arte e tecnologia; a vida, a sua representação e simulação artificial; e no questionamento recorrente da história (entre outras ficções sociais). Tem participado em exposições individuais e coletivas, em galerias e instituições como: Galeria Fundação Amélia de Mello (UCP), SE8 Gallery, Galeria Quadrum, Fundação Carmona e Costa, Whitechapel Art Gallery, MoCA Skopje, Luís Serpa Projectos. 

Ler mais