Partilhar

Desconto: 20%
9,39 € 11,74 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Thoreau é, sem dúvida, uma das figuras mais marcantes do pensamento norte-americano de todos os tempos. A sua influência vai para além do seu tempo, mostrando-se sempre atual.

Thoreau entrará na História como um inconformista, um dos primeiros indignados, alguém que proclama o individualismo como a pedra-de-toque da vida do ser humano; um individualismo que se sobrepõe ao poder avassalador do Estado que aniquila, ou vai minando, a liberdade espontânea e natural do cidadão.

Em Uma Vida sem Princípios Thoreau trata daquilo que poderíamos denominar como gestão dos recursos para conseguir uma vida plena, uma vida de princípios.

Ler mais

Autor

Henry David Thoreau

"Henry David Thoreau (Concord, Massachusetts, 1817-1862) foi um ensaísta, poeta, conferencista e naturalista americano. Apaixonado pela natureza, ao longo da vida, dedicou longas horas por dia a observar e a refletir sobre a flora e a fauna da sua região. Desejoso de se afastar da sociedade e mergulhar na natureza, construiu uma cabana, onde morou sozinho durante dois anos. A obra Walden, A Vida nos Bosques, publicada em 1854, narra a sua vida na floresta de Concord. Desobediência civil, um ensaio também destilado da sua experiência, surgiu em 1849, numa noite que passou na prisão em protesto contra uma guerra injusta e a escravatura. Os seus livros, artigos, ensaios, periódicos e poesia estão reunidos em mais de vinte volumes. O seu estilo literário entrelaça observação atenta da natureza, experiência pessoal, retórica precisa, significados simbólicos e tradição histórica, enquanto exibe uma sensibilidade poética, austeridade filosófica e atenção aos pormenores práticos. Estava profundamente interessado na ideia de sobrevivência, da mudança histórica e da decadência natural; ao mesmo tempo, defendia o abandono do desperdício e da ilusão, para descobrir as verdadeiras necessidades da vida. O pensamento de Thoreau permeou a vida americana e espalhou-se pelo mundo. Influenciou alguns opositores pacíficos, como, por exemplo, Martin Luther King, Jr., Liev Tolstói e Mahatma Gandhi."

Ler mais