Partilhar

Uma Singular Escola Ibérica - De Salamanca a Coimbra e Évora

José Manuel Moreira, André Azevedo Alves

Poucos exemplares em stock



14,39 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Garcia de Resende (1470-1536) na sua “Miscelânea” definiu o seu tempo como sendo de “novas novidades, grandes acontecimentos e desvairadas mudanças”. Um tempo de que os autores procuram dar conta a partir do contributo de mestres portugueses para a afirmação da Escola de Salamanca, acompanhando tanto os subtis jogos de poder e fé como as tensões e vicissitudes que ajudam a contextualizar e explicar a influência da epopeia lusa na criação de um universo aberto a mares e mundos que não eram seus.

Ler mais

Autor(es)

José Manuel Moreira

Licenciado e doutorado em Economia e em Filosofia, é Professor Catedrático de "Ciências Sociais e Políticas", da Universidade de Aveiro (SACSJP). É também Director do Mestrado em "Administração e Gestão Pública" da UA e do "Master in Public Administration", UCP-Porto em parceria com a UA. É ainda responsável departamental pelos Cursos de Pós-Graduação e pelo Grupo de Investigação de "Políticas Públicas" da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas.

Contribuiu para a redescoberta e divulgação em Portugal de quatro grandes temáticas: ética económica e empresarial, tradição austríaca da economia, análise económica da política e governação e políticas públicas.

Tem colaborado com entidades tais como o Instituto de Estudos Políticos (da UCP), o Instituto Nacional de Administração, a Escola de Gestão do Porto – UPBS, a Escola de Gestão Empresarial e a Ordem dos Engenheiros.

Membro do Research Board do "Center for Ethics, Business and Economics" da Universidade Católica Portuguesa e da The Mont Pelerin Society. Autor e co-autor de 40 livros e de mais de uma centena de artigos (em revistas nacionais e estrangeiras).

Ler mais

André Azevedo Alves

André Azevedo Alves é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, mestre em Ciência Política pelo IEP-UCP e doutorado em Government pela London School of Economics and Political Science. É atualmente professor auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, onde é Coordenador Científico do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos, em Lisboa, docente nos programas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais do IEP-UCP. Desde 2017 é também Reader in Economics, Political Economy and Public Policy na St. Mary's University, em Londres, onde integra adicionalmente o Benedict XVI Centre for the Study of Religion and Society. Antes, foi professor no Instituto Nacional de Administração, na Universidade de Aveiro e na Porto Business School. Foi também professor visitante na Universidade do Estado de Rio de Janeiro (2011), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012) e no King’s College London (2015). Foi Diretor do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP-UCP) entre 2017 e 2019. É membro do Conselho Editorial das revistas Economic Affairs (Reino Unido) e MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia (Brasil) e tem atuado como referee de várias editoras e revistas científicas internacionais, entre as quais Oxford University Press; Springer; Institute of Economic Affairs; Public Administration; Journal of Business Ethics; International Review of Administrative Sciences; Journal of Religions and Business Ethics. Integra atualmente a Direção da Associação Portuguesa de Ciência Política (2016-2020) e foi membro, entre 2012 e 2015, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Desde 2011, é membro da Mont Pelerin Society. É autor de dezenas de publicações nas áreas de economia política, políticas públicas, filosofia política e ética.

Ler mais