ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

Uma Investigação Filosófica Acerca da Origem das Nossas Ideias do Sublime e do Belo

Textos Filosóficos

Edmund Burke

Em Stock


Desconto: 20%
13,52 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A Investigação Filosófica acerca da Origem das Nossas Ideias do Sublime e do Belo foi publicada pela primeira vez em 1757 e novamente em 1759, numa versão ampliada (que serve de base a esta edição); a segunda edição reflecte a preocupação de levar em conta as reacções dos seus contemporâneos à primeira versão.
Apesar deste acrescento, que visa uma reflexão sobre o gosto, em resposta a posições de outros autores, a preocupação principal de Burke no seu texto continua a ser a discussão do sublime e do belo, e é isso que constitui simultaneamente a preocupação e a originalidade da estética de Burke.
Por isso, Edmund Burke não apenas alargou e alterou os princípios característicos das teorias do gosto e dos cânones da crítica do seu tempo, mas antecipou também temas que viriam a ter um lugar predominante na sensibilidade e nas teorias estéticas românticas subsequentes.

Ler mais

Amostra

Autor

Edmund Burke

(1729-1797) Foi um dos grandes políticos e filósofos ingleses. Embora tenha professado opiniões de cunho mais reformador – como parlamentar exímio que foi, defendeu a posição dos colonos ingleses na América, denunciou as injustiças da administração colonial na Índia e as perseguições aos católicos –, ficou conhecido pela sua reacção profundamente conservadora aos excessos da Revolução Francesa, posição que verteu num texto hoje célebre, Reflexions on the Revolution in France (1790). Na estética, esta Investigação Filosófica Acerca da Origem das Nossas Ideias do Sublime e do Belo viria a tornar-se um texto clássico, suscitando na altura a atenção de outros ilustres pensadores, como Kant e Diderot.

Ler mais