Partilhar

Uma Girafa Reticulada, Uma Zebra Bem Riscada e Uma Grande Caminhada

Madalena Matoso , Manuela Castro Neves

Temporariamente Indisponível



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 10%
11,61 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma girafa e uma zebra, por misteriosas artes, aprenderam a ler. Um dia, através do título duma notícia de jornal, tomam conhecimento de que uma «selva de betão» cresce a poucos quilómetros do mar. Muito curiosas, para verem com os próprios olhos esse novo tipo de selva, empreendem uma longa caminhada. Após várias dificuldades, com a ajuda de duas simpáticas meninas, acabam por chegar ao local.

Uma história que, além de fazer a apologia da leitura e da utilização dos instrumentos facilitadores da compreensão do texto, procura sensibilizar as crianças para a necessidade de, à sua medida, participarem na construção e preservação dos espaços verdes. 


Ler mais

Autor(es)

Madalena Matoso 

Madalena Matoso Autora, ilustradora e designer Nasceu em Lisboa em 1974. É ilustradora. Tem uma licenciatura em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e uma pós graduação em design gráfico editorial pela Universidade de Barcelona. Em 1999 criou o Planeta Tangerina com três amigos. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2008 e 2018 e menções especiais em 2006, 2007, 2009 e 2014; Prémio Ilustração de Livro Infantil Festival de BD Amadora em 2008 e 2011 e Prémio Autor SPA/Livro infanto-juvenil em 2015. Os originais do livro Não é Nada Difícil – O Livro dos Labirintos foram selecionados para a exposição de ilustração da Feira Internacional do Livro Infantil / Bolonha 2018. Este livro recebeu também uma Menção Honrosa na categoria “Children’s Picture Books” na Feira de Direitos de Nova Iorque. O livro Montanhas recebeu uma menção especial do júri na Feira de Bolonha na categoria Arte, Arquitetura e Design (Bologna Ragazzi Awards 2018). Dá aulas de Ilustração na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa desde 2010.

Ler mais

Manuela Castro Neves

Professora do 1º Ciclo, reformada do Ensino Público, trabalha atualmente no apoio a crianças que se atrasaram no percurso escolar.

Tem desenvolvido muito trabalho na formação de professores, nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Ao longo da sua carreira, participou, em diversos projetos centrados nas problemáticas da relação escola/meios populares e promoção do sucesso escolar em zonas de Intervenção Prioritária.

É coautora de diversas publicações, de que se destaca:

«Descobrindo a Linguagem Escrita» (Escolar Editora, 1ª edição, 1992, 2ª edição 1998).

«Do Outro Lado da Escola» (1ª edição, Editora Rolim, 2ª edição, Editora Teorema, 1991. Publicado na Suíça em 1993 por Peter Lange, com o título «De l’Autre Coteé de l’École»).

«Era uma vez a Escola» — Banda Desenhada (Editora Rolim, 1990).

Materiais de Apoio — Língua Portuguesa (Direção Geral do Ensino Básico, 1993).

«Criar o Gosto pela Escrita» — Formação de Professores, Departamento de Educação Básica (Ministério da Educação, 1998).

É autora dos livros:

«Da Vida na Escola» (Edições Asa, 2006)

«Pedagogia Intercultural» (Departamento de Educação Básica, Ministério da Educação, 1992)

«Organização de Trabalho na Sala de Aula — Uma Prática Alternativa» — Projecto Gulbenkian R3 (Edição Fundação Gulbenkian, 2007)

«Um Elefante Diferente» — literatura para a infância, (Ed. Caminho/Leya, 2009)

«Uma Cadela Amarela» — literatura para a infância, (Ed. Caminho/Leya, 2012)

Pertence ao Movimento da Escola Moderna.

Ler mais