Partilhar

16,65 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Ensina-nos a teoria matemática que todo o acontecimento súbito e avassalador, a que chamamos catástrofe, não é mais do que o produto de incontáveis pequenas transformações passadas, e que todas as formas e seres, que julgamos fixos e permanentes no tempo, estão sujeitos a imprevisíveis variações futuras. De igual modo, neste seu romance de estreia, Rita Canas Mendes, com o olhar móvel da infância e da adolescência, percorre com humor e ironia os episódios, tristes, cómicos, trágicos e quotidianos, que constituem as vivências das várias gerações de uma família.

Decorrido entre Lisboa e Cascais nas décadas de 1990 e 2000, com incursões pontuais pela Guerra Colonial, o norte de Portugal e a Euro Disney, Teoria das Catástrofes Elementares é um romance em estilhaços, um vitral de memórias, traumas e identidades que revisita a história recente do país, confirmando a autora como uma das vozes mais promissoras da nova literatura portuguesa.


Ler mais

Amostra

Autor

Rita Canas Mendes

Rita Canas Mendes (Lisboa, 1984) formou-se em Filosofia e tem uma pós-graduação em Edição. Depois de ter trabalhado em diversas editoras, atualmente dedica-se à tradução literária - tendo traduzido obras de Margaret Atwood, Lucia Berlin, Patricia Highsmith e Edna O'Brien, entre outros - e à escrita. Tem sete obras publicadas, todas em áreas distintas, do guia prático ao livro infantil, havendo outras três em processo de publicação. Em 2021, ganhou uma Bolsa de Criação Literária. Teoria das Catástrofes Elementares é o seu primeiro romance.

Ler mais