Partilhar

Estratégia Organizacional

Gestão

Renato Lopes da Costa, Leandro Ferreira Pereira, Nelson dos Santos António

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
16,11 € 17,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os tempos que correm com um mundo cada vez mais complexo e onde todos os acontecimentos acabam por se interrelacionar de uma forma ou de outra, exige repensar o ensino ministrado nas escolas de gestão. O que recorrentemente temos assistido é a um prevalecer da teoria sobre a prática, e ainda que a teoria seja fundamental sob pena de estarmos a formar analfabetos é importante que este domínio seja acompanhado por vertentes práticas que permitam destrinçar e compreender como a análise das variáveis podem na prática afetar a sobrevivência das empresas. Se a teoria nos permite formular boas questões, a prática ajuda a compreender e responder adequadamente a essas mesmas questões. O livro tentou ilustrar que deve existir nas organizações uma estratégia que vá ao encontro de um equilíbrio entre as oportunidades e riscos existentes na sua envolvente e a identificação de recursos e capacidades internas que sejam elas próprias sinónimos de vantagem competitiva, a fim de que possa ser explorada e potenciada eficientemente.

Ler mais

Autor(es)

Renato Lopes da Costa

Renato Lopes da Costa nasceu em Lisboa, embora tenha sido a sul do Tejo que tenha aprendido a crescer e a saborear a alegria da vida. Doutorando no ISCTE, com artigos científicos publicados nas áreas de gestão geral, consultoria e controlo de gestão, e atualmente professor do ISCTE, onde leciona Gestão Organizacional e Estratégia.

Ler mais

Leandro Ferreira Pereira

Doutorado em Gestão de Projetos pela Universidade Pontifícia de Salamanca e Professor Convidado do ISCTE para as áreas de Estratégia, Projeto Empresarial e Gestão de Projeto. É CEO da WINNING Scientific Management, presidente do Business Case Institute, Chairman da Association for Strategic Planning na Ibéria e formador do Tribunal de Contas. 

Ler mais

Nelson dos Santos António

Nasceu no Algarve (Portugal). Doutorado em Gestão de Empresas pela Bergishe Universitat Wuppertal (Alemanha), tem artigos publicados em diversas revistas especializadas pelo mundo e é autor e coautor de vários livros no âmbito da estratégia organizacional, gestão da qualidade, culturas asiáticas de gestão e culturas africanas de gestão e governabilidade organizacional. Como professor catedrático no ISCTE, é o coordenador do programa doutoral em Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial, coordenador do Programa do DBA e, investigador principal do projeto PTDC/AFR/72258/2006 financiado pela Fundação de ciência e Tecnologia (FCT). Entre 1991 e 1999 foi ainda diretor da Faculdade de Gestão de Empresas da universidade de Macau e Presidente do Departamento de Gestão no ISCTE entre 2001 e 2005. No ISCTE leciona ainda nos programas de DBA - Doctor of business administration, do mestrado em gestão e de mestrados temáticos em Estudos Chineses, sendo ainda coordenador de várias unidades curriculares no âmbito da gestão geral no mesmo instituto.

Ler mais