Partilhar

Sistemas de Informação Locais - Sines 1655-1855

Sandra Patrício

Poucos exemplares em stock



Desconto: 20%
14,39 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Sistemas de informação locais: Sines: 1655-1855 é um estudo sobre as administrações civis num concelho alentejano, entre a Idade Moderna e as primeiras décadas da contemporaneidade, que, apesar de incidir sobre um território específico, é de significativo interesse para o território nacional e, mais especifica- mente, incontornável para apoiar o trabalho dos técnicos nos distintos arquivos municipais, designadamente na organização e na representação da informação acumulada das administrações civis – central periférica e local – com incidência sobre o território concelhio, sobretudo entre os séculos XVII e XIX.

Sandra Patrício dá-nos a conhecer, de forma singular, as diversas entidades com atuação jurídico-administrativa no território siniense, as suas competências, estruturas orgânicas e os respetivos conteúdos funcionais, entre 1655 e 1855, justificando-se este marco pelo facto de ser a data de extinção do concelho, que seria restaurado em 1914. A autora oferece-nos um quadro jurídico-administrativo múltiplo e complexo, que reconstitui, quer através da legislação coeva, quer através da análise documental do arquivo municipal de Sines, que brilhantemente dirige, quer ainda através dos múltiplos estudos orgânico-funcionais que desenvolveu, metodologicamente conduzidos, que lhe permitem, a partir da elaboração de distintos quadros de classificação, representar a realidade informacional pre- térita, descrevendo a informação no âmbito das funções de cada entidade.

[Maria de Fátima Reis e Carlos Guardado da Silva]

No âmbito das entidades produtoras de informação, destacam-se, entre outros: da administração municipal, os vereadores da Câmara, o procurador do concelho, os almotacés e o escrivão do concelho, os procuradores do povo, o escrivão e o tesoureiro da Câmara, o administrador do relógio, o estafeta do correio, o pregoeiro, o porteiro do concelho, o alcaide pequeno, o carcereiro, o escrivão das armas, o procurador do número, os juízes das vintenas, os quadrilheiros, o meirinho da Câmara, o cortador da carne, o procurador das valas, o guarda das vinhas, os rendeiros (ex. lançadores da renda do verde) e jurados, recebedores, fintores, medidores de pão, avaliador do concelho e os mesteirais; da administração central periférica, o Ouvidor da Comarca (Azeitão), o provedor da Comarca (Ourique), o Corregedor da Comarca (Ourique), o juiz de fora ou o juiz pela ordenação, o juiz dos órfãos e o escrivão, os juízes ordinários, os juízes do povo, os juízes dos órfãos, os juízes de paz, os juízes das sisas, o quadrilheiro, o carcereiro, o meirinho, os monteiros mor e pequeno, os tabeliães e escrivães do judicial e notas, os juízes dos verdes e o juiz da alfândega.

Ler mais

Autor

Sandra Patrício

Sandra Patrício licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2004, instituição onde concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Arquivo, em 2006. É mestre em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade de Évora. É doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  Desde 2005 é responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, onde coordena a organização, em curso, do sistema de arquivos da Câmara Municipal de Sines, de forma a possibilitar a gestão integrada de arquivos correntes e definitivos. Tem vindo também a coordenar a elaboração dos instrumentos de descrição do Arquivo Municipal de Sines, acessíveis no sítio eletrónico da Câmara Municipal de Sines e o Serviço Educativo do Arquivo Municipal, integrado no Centro de Artes de Sines. É investigadora do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É coordenadora do Grupo de Trabalho Património e Cultura da associação COMSines.


Ler mais