Partilhar

Sexualidade e Psicossomática

Psicanálise

Vários

Em Stock



Desconto: 71%
5,00 € 17,50 €

Sinopse

Nas manifestações humanas mais intensas ... na dor da morte de alguém por exemplo, sempre nos interrogamos se a dor será física ou mental. Ninguém verdadeiramente sabe: parece mental, mas o corpo sofre inteiramente. No prazer mais intenso ... no orgasmo verdadeiro, igualmente nos interrogamos se o prazer será físico ou mental. Ninguém verdadeiramente sabe: parece físico, mas a "alma" festeja inteiramente.
Num e noutro caso será sempre um todo, um vice-versa, uma identidade. E não saberemos exactamente responder porque tudo o que nos acontece se passa nesse mesmo registo: no registo da impossível separação entre corpo e espírito. O ser humano está psicossomaticamente organizado à partida, absolutamente condicionado por isso, em todos os terrenos do viver e do sentir.
"Identidade" será um sentimento intricado nessa organização, nessa rede de todas as componentes que a cultura costuma separar. Será uma "identidade corporal", que se desenrola num corpo sexuado, onde cada facto é um "Facto Psicossomático", sustentado numa "Psicossomática Estrutural".

ÍNDICE


PREFÁCIO (EURICO FIGUEIREDO)
INTRODUÇÃO

SEXUALIDADE


APRESENTAÇÃO DO TEMA (JÚLIO MACHADO VAZ)
1. QUE É FEITO DA SEXUALIDADE?
2. SEXUALIDADE: AFORISMOS
3. EDUCAÇÃO: SEXUALIDADE INFANTIL
4. IDENTIDADE SEXUAL
5. HOMOSSEXUALIDADE
6. TRANSEXUALIDADE E MUDANÇA DE SEXO

PSICOSSOMÁTICA


APRESENTAÇÃO DO TEMA (RUI MOTA CARDOSO)
7. DOR NO CORPO... DOR MORAL
8. "PSICOSSOMÁTICA ESTRUTURAL": O "FACTO PSICOSSOMÁTICO"
9. LACUNAS SOMÁTICAS V/S LACUNAS DE MENTALIZAÇÃO
10. O CORPO SABE
11. ESTADO TERMINAL: DIGNIDADE PSICOSSOMÁTICA

Ler mais

Autor

Vários

.

Ler mais