Partilhar

A Morada da Sabedoria - I. O Paço Real de Coimbra: Das Origens ao Estabelecimento da Universidade

Fora de Coleção

António Filipe Pimentel

Em Stock



Desconto: 59%
30,00 € 72,50 €
Wishlist Icon

Detalhes do Produto

Sinopse

Mil anos da história de um edifício; ou um edifício com mil anos: o Paço das Escolas da Universidade de Coimbra. Mil anos de uma construção que se entrecruza com a história de uma cidade duas vezes milenar, reorganizando-se e esclarecendo-se mutuamente nos seus respectivos e complexos passados. Uma cidade única, capital real do Portugal medieval, cidade-símbolo na construção mítica da própria Monarquia e, por conseguinte, ponto de retorno cíclico da Realeza nacional. Um edifício absolutamente singular, mescla de fortaleza, palácio e escola, moldado pelo tempo imenso que por ele passou, mas que nele deixou traços susceptíveis de permitirem reconstituir as múltiplas "capas" dessa prodigiosa gestação: que mergulha lá longe, antes que houvesse nome Portugal.
O livro que agora se apresenta conduz-nos no interior dessa viagem pelo tempo longo daquela que é a decana das residências régias portuguesas: à formação da alcáçova de Coimbra, o maior investimento da arquitectura militar do Califado omíada em toda a Península muçulmana; à sua conquista por Fernando Magno de Leão e ao primitivo palatium, edificado no seu interior pelo alvazir D. Sesnando; ao edifício onde nasceram (à excepção de D. Pedro I) todos os Reis de Portugal da Casa de Borgonha e ao vasto programa nele dinamizado por D. Afonso IV; à sala onde falou João das Regras durante as Cortes de 1385 e à Capela Real onde o Mestre de Avis seria entronizado; às obras que por seu turno dinamizou e à sua enigmática destruição por novas obras de seu filho, o Infante D. Pedro; ao magnificente projecto empreendido por D. Manuel I, o mais ambicioso programa construtivo do Rei Venturoso, depois do Mosteiro dos Jerónimos e do Paço da Ribeira, com os quais compõe uma verdadeira trilogia; enfim, ao complexo e fascinante processo da transferência da Universidade para Coimbra, por D. João III e seu alojamento no Paço Real, origem dessa originalíssima síntese que o actual Paço das Escolas configura.

Referências acerca da obra na imprensa nacional.

Ler mais

Autor

António Filipe Pimentel

Nasceu em São Pedro de Alva, Penacova, em 1959 e licenciou-se em História, variante de História da Arte, em 1985, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, aí obtendo também o grau de mestre em História Cultural e Política da Época Moderna, em 1991, com a dissertação intitulada Arquitetura e Poder: o Real Edifício de Mafra, galardoada com o Prémio Gulbenkian de História da Arte 1992/04 e há muito editada e prestando provas de doutoramento em 2002, com a dissertação A Morada da Sabedoria. I – O Paço Real de Coimbra: das origens ao estabelecimento da Universidade, publicada em 2005. Desde 1986 que é professor do respetivo Instituto de História da Arte, de que foi Diretor entre 2006 e 2009, exercendo igualmente, entre 2007 e 2009, as funções de Pró-Reitor da Universidade para o Património (com competências na área do Património, Turismo e Candidatura UNESCO — de cujo dossiê científico é coordenador) — que abandonou para assumir as de Diretor do Museu Grão Vasco (Viseu), que exerce atualmente. O seu trabalho tem incidido, fundamentalmente, sobre a arte barroca portuguesa, em diversos domínios, mas o seu interesse pelos mecanismos de representação do poder levá-lo-ia a centrar os seus estudos no âmbito da arquitetura áulica e palaciana (como obra-de-arte-total), que tem procurado delimitar enquanto área científica, que projeta para uma necessária diacronia, ao mesmo tempo que impõe uma nova metodologia, necessariamente transversal, no que respeita ao modo de fazer História da Arte. Académico correspondente nacional da Academia Nacional de Belas Artes, membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e membro permanente do Júri do Prémio Dr. Vasco Valente de artes decorativas, do Círculo Dr. José de Figueiredo do Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto), colabora regularmente com instituições científicas nacionais e internacionais e conta com mais de seis dezenas de títulos publicados, a grande maioria em prestigiadas publicações científicas nacionais e estrangeiras ou catálogos de exposições, em Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e Brasil.

Ler mais