Partilhar

Sargento Costinha (O Último Herói da Índia)

Amílcar de Melo

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 20%
18,40 € 23,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Esta breve “história”, em forma duma narrativa biográfica dum sargento do exército português, totalmente imaginado pelo autor, é dedicada aos militares que se encontravam no antigo Estado Português da Índia, composto pelos territórios de Goa, Damão e Diu, e que, na altura da invasão pelas tropas da União Indianas, em 17, 18 e 19 de Dezembro de 1961, foram feitos prisioneiros de guerra.

Realçando-se, aqui, os prisioneiros de Goa, especialmente os que foram metidos no Campo de Alparqueiros, em Vasco da Gama, no antigo quartel onde se encontrava instalado o comando do Agrupamento Militar de Vasco da Gama, uma companhia de caçadores e algumas instalações menores.

Este campo de prisioneiros foi batizado com um nome muito aparatoso, o nome de “Charly POW”. Era comandado por um oficial goês, o major Carvalho, que vinha integrado nas tropas indianas. E foi ali que ficou instalado, também, o que restava do comando das tropas portuguesas da Índia.

Estiveram ali umas largas centenas de pessoas; civis e militares, que passaram “As Passas do Algarve”, como vulgarmente se costuma dizer.

Na verdade, as coisas ali não foram nada fáceis. Isto porque, os dias, naquele campo, custavam muito a passar, devido ao facto dos prisioneiros de guerra se sentirem ali com a ideia de terem sido abandonados pelas autoridades nacionais e de estarem entregues a um total isolamento do resto do mundo, especialmente nos primeiros três meses de cativeiro.

Ler mais

Autor

Amílcar de Melo

Ler mais