Partilhar

Sapiens face a Sapiens - A Trágica e Esplêndida História da Humanidade

Extra Coleção

Pascal Picq

Em Stock


Desconto: 10%
15,21 € 16,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A humanidade está a entrar numa fase inédita da sua evolução. Nunca como agora o seu passado lhe foi tão acessível, e nunca como agora o seu futuro foi tão insondável. Esta dupla mudança de perspetiva, com origem no início do século xxi, resulta ao mesmo tempo das revelações da paleogenética, da descoberta de novos fósseis e da revolução digital, num cenário de degradação do planeta e urbanização massiva.
Conseguirá o Homo Sapiens adaptar-se às consequências fulgurantes do seu sucesso com 40 000 anos de história e à ampliação sem precedentes desse sucesso de há meio século para cá? Quanto mais bem-sucedida é uma espécie, mais a sua sobrevivência depende da forma como se adapta às consequências do seu sucesso.
Ainda não há muito, várias espécies humanas habitavam a Terra, divididas em três grandes impérios: os Neandertais na Europa, os Denisovanos na Ásia e os Sapiens em África. Partilhavam técnicas e genes ? hoje, a diversidade dos povos deve-se em parte aos genes perpetuados por múltiplas hibridações com espécies irmãs tão humanas como os Sapiens. Depois, populações de Sapiens mais recentes (a nossa espécie) partiram de África a pé e de barco à conquista do mundo, chegando à Austrália e às Américas, antes de expulsarem os Neandertais da Europa.
É esta esplêndida aventura que é contada neste livro. Mas poderá a espantosa adaptabilidade dos homens valer-nos num mundo urbanizado, conectado, poluído e com os ecossistemas devastados? Eis a dimensão trágica desta história, porquanto o sucesso inigualável dos Sapiens tornou-o o único responsável pelo seu futuro: o Sapiens está só diante do Sapiens.

Ler mais

Amostra

Autor

Pascal Picq

Pascal Picq é paleoantropólogo. Depois de uma tese na Universidade de Paris VI e de estudos pós-doutorais na Universidade de Duke (Estados Unidos), foi responsável pela introdução da etologia no campo da antropologia evolucionista. É autor de inúmeros livros, entre os quais se destacam Le monde a-t-il été crée en sept jours? e Premiers hommes. É atualmente professor no Collège de France.


Ler mais