Partilhar

Salazar – O Ditador Que Se Recusa a Morrer

Tom Gallagher

Em Stock


Desconto: 10%
19,80 € 22,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Mais de cinquenta anos depois da sua morte, Salazar continua a ser uma figura controversa e enigmática, cujo legado conservador e autoritário divide as opiniões. Alguns consideram-no uma figura opressiva e reacionária que manteve Portugal atrasado, enquanto outros  realçam a sua honestidade, patriotismo e sentido de dever. Os radicais contemporâneos sabem do seu inabalável elitismo e ceticismo em relação ao progresso social, mas muitos conservadores dão-lhe crédito pelos seus persistentes avisos sobre as ameaças à civilização ocidental e à fuga em direção ao materialismo e experimentação sem fim.

Para um ditador, o fim de Salazar foi um anticlímax – um acidente doméstico. Mas durante as quase quatro décadas de poder ele recorreu menos à força do que à astúcia e à dissuasão. Esta biografia assinala os altos e baixos do regime de Salazar, desde o resgate das finança públicas e da neutralidade portuguesa na II Guerra Mundial, até à manutenção de uma polícia de Estado enquanto resistia aos ventos de mudança que sopravam de África. Explora a longa suspeição e conflito de Salazar com os Estados Unidos da América e como ele manteve Hitler e Mussolini à distância, tendo persuadido Franco a não entrar na guerra ao lado deles.

Em Salazar – O Ditador Que Se Recusava a Morrer o historiador britânico Tom Gallagher propõe-nos um novo balanço histórico de um líder complexo que merece ser conhecido.

Ler mais

Autor

Tom Gallagher

Tom Gallagher é um historiador britânico especializado em Europa Moderna e professor emérito da Universidade de Bradford. Escreveu, e é coautor, de mais de vinte livros. A sua primeira obra foi Portugal: A Twentieth Century Interpretation, publicada em 1983. A descrição da vida de António de Oliveira Salazar é a primeira biografia que escreve. Vive no Lake District, em Inglaterra, e visita regularmente Portugal.

Ler mais