Partilhar

Revista Janus 2018-2019 - Conjuntura Internacional: a dimensão externa da segurança interna

Vários

2 dias

Desconto: 10%
13,50 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Num mundo marcado pela globalização económica, tecnológica e informativa, por muito que alguns actores políticos pretendam regressar ao isolacionismo e ao nacionalismo, as sociedades permanecem atentas e abertas ao exterior.
A permeabilidade dos fenómenos políticos, económicos, sociais e culturais à conjuntura externa ajuda, em grande medida, a explicar a perenidade do protagonismo das Relações Internacionais na agenda mediática. Talvez seja essa uma das razões pelas quais o Anuário Janus continua um projecto vivo e actual depois de mais de vinte anos passados sobre a sua primeira edição.
Apesar da crise constante que assola a Europa desde há décadas, a integração europeia significou uma autêntica revolução para Portugal. Não apenas na dimensão económica e comercial, mas também no que implicou em matéria de aprofundamento da cooperação mesmo nos domínios da soberania mais tradicional do Estado. 
A administração interna é uma dela e essa é uma das razões para que o capítulo temático do nosso Anuário Janus 2018-2019 tenha como mote A dimensão externa da segurança interna.
uma era em que tanta informação nos chega quase ao segundo, reafirmamos o nosso compromisso com uma publicação, elaborada por especialistas para não especialistas, destinada à reflexão sobre temáticas que, embora nos possam parecer distantes, nos afectam enquanto cidadãos.
O anuário Janus é editado regularmente, desde 1996-1007, pelo Observare - Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa.
Estuda a situação mundial, privilegiando a relação de Portugal com outros países.
Procura uma nova abordagem das relações internacionais, não apenas as políticas externas dos governos, mas ainda a comunidade das nações e as interacções das sociedades, cruzando os domínios da política, da diplomacia, da estratégia, do ambiente, da economia, da cultura e das dinâmicas sociais.
Os estudos que integram cada número do Janus partem de dados concretos, desde o inventário de factos políticos às estatísticas económicas. Os seus autores são professores e investigadores da UAL, colaboradores de outras universidades e especialistas em Geral.


Ler mais

Autor

Vários

Ler mais