Partilhar

Quase Memórias de Um Lugar e de Outras Andanças

António de Castro Guerra

Temporariamente Indisponível



Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

 “Quase Memórias de um Lugar e de Outras Andanças”, de António de Castro Guerra, nascido e crescido em Valhelhas, concelho da Guarda, é prefaciado pelo jornalista português Henrique Monteiro e pelo poeta cabo-verdiano Filinto Elísio. O livro, composto por textos e fotografias em que se sente vivamente o espírito dos lugares da infância do autor e de suas inúmeras andanças, sobretudo no entorno da Serra da Estrela, celebra as memórias que o acompanharam a vida inteira.

“É impossível ler Quase Memórias de um Lugar e de Outras Andanças e não sentir o espírito dos lugares, dos tempos e dos andamentos. Impossível ler este livro e não se pôr também em andanças. Quem o percepciona, da primeira leitura, não tem como fugir ao apelo da itinerância. Tudo nele é eco inaudito dos ambientes serranos que confinam ao entre-montes e convidam ao largo mundo.” (Filinto Elísio) 

“Este livro é como um rio. Vem da nascente conhecida e corre pelos socalcos da serra: mais rápido, mais lento, mais ancho, mais delgado, mais majestático, mais modesto; tem albufeiras e lugares secretos, percursos de namoro infindo e curvas perigosas onde se pode conhecer a morte. Tem afastamento e regresso, paixão, porfia e garra. Sabe onde desagua, e ao chegar ao rio grande que o levará ao fim, que é o mar onde todos nos sumiremos, sabe que cumpriu a missão e que valeu a pena o sacrifício.” (Henrique Monteiro) 


Ler mais

Autor

António de Castro Guerra

António José de Castro Guerra nasceu e cresceu em Valhelhas, concelho da Guarda, Portugal. Fez os estudos primário e secundário em várias aldeias, vilas e cidades situadas à volta da Serra da Estrela – os seus "detrás de serra" –, que muito o ajudaram a compreender a alma das gentes – os serranos – que a povoam.

Partiu para Moçambique em 1972, onde trabalhou e fez os primeiros anos do curso de Economia na então Universidade de Lourenço Marques. Terminou a licenciatura no ano de 1997, em Lisboa, no Instituto Superior de Economia – Universidade Técnica de Lisboa, onde foi assistente desde aquela data até 1991. Aqui obteve o grau de Doutor em Economia neste mesmo ano, passando a ser professor do quadro da universidade. Já nesta qualidade foi professor visitante da Universidade Eduardo Mondlane, onde criou e lecionou a disciplina de Economia Industrial.

Para além da sua atividade académica, foi político e gestor de topo de grandes empresas e de outras instituições. Nos anos que viveu em Cabo Verde, foi Presidente de Conselhos de Administração de empresas ligadas à banca e aos seguros.

É autor de várias dezenas de artigos temáticos sobre a economia portuguesa, em particular a sua indústria, e de dois livros: Política de Concorrência em Portugal: Contornos, Fundamentos e Casuística (1997) e Competitividade, Empresas e Estado (2000). Quase memórias de um lugar e de outras andanças é o seu primeiro livro de crónicas.

Ler mais